tracos_ideogramaticos

Com o lançamento previsto o mês de março, o livro Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animes de Patrícia Borges, desvenda  a linguagem dos mangás e animes.

De acordo com as palavras de Sonia M. Bibe Luyten:

“Patrícia Borges nos mostra como a linguagem dos mangás e animês, principalmente na obra de Osamu Tezuka, está repleta das idéias de Sergei Eisenstein, que no cinema utilizava imagens fragmentadas para compor um único momento na ação.

E é exatamente esta complexidade da imagem que faz com que os animes e mangás sejam tão característicos e diferentes da produção ocidental.

Se, por sua vez, Eisenstein se utilizou dos ideogramas para compor a teoria da imagem, Tezuka utilizou-se fartamente dos recursos cinematográficos para enfatizar cada detalhe da ação de suas histórias.

Edgar Morin já nos ensinou que “imagens complexas exigem pensamentos complexos” e Patrícia Borges neste livro leva o leitor a reconhecer a complexidade cognoscitiva de nossa percepção visual num texto fluido e abrangente, deixando claro que “ler” imagens de um mangá ou animê não é para qualquer um. Só para mentes com subjetividade e emoção”.

Patrícia M. Borges é doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Semiótica e pesquisadora do Centro de Estudos Orientais da PUC-SP. Também é pesquisadora cadastrada no CNPQ do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP e professora do curso de Artes Visuais da Faculdade Taboão da Serra onde ministra as disciplinas Fundamentos da Comunicação Estética, Códigos Visuais e Teoria e Crítica da Arte Brasileira.

Atua como artista multimídia e professora de linguagens audiovisuais desde 2000. Há mais de quatorze anos vêem se dedicando ao estudo dos animês (desenhos animados japoneses) sob múltiplas abordagens.

Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animês
1a Edição
Formato 16,0 cm x 23,0 cm
160 Páginas •
R$ 37,00
ISBN 978-85-7636-076-6

Renato Lebeauquadrinhosanimes,mangá,Osamu Tezuka,Patrícia Borges,Sergei Eisenstein,Sonia M. Bibe Luyten,Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês,Via LetteraCom o lançamento previsto o mês de março, o livro Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animes de Patrícia Borges, desvenda  a linguagem dos mangás e animes. De acordo com as palavras de Sonia M. Bibe Luyten: “Patrícia Borges nos mostra como a linguagem dos mangás e animês, principalmente na obra de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe