top_top_angouleme

A revista alternativa TOP! TOP! nº25 (Editora Marca de Fantasia, 2009), edição dedicada a obra do quadrinhista Edgar Franco e seu universo ficcional da “Aurora Pós-humana” – incluindo longa entrevista e reprodução de algumas de suas HQs – foi selecionada para a competição oficial de publicações alternativas de quadrinhos do FESTIVAL INTERNACIONAL DE LA BANDE DESSINEE – ANGOLULÊME 2010.

O festival de quadrinhos francês é o mais importante da Europa e um dos mais importantes do mundo.

Dentre as 45 edições alternativas do mundo todo selecionadas para a premiação ainda foram incluídas mais duas publicações nacionais do Coletivo Quarto Mundo, provando a força da HQ autoral brasileira.

Para ver todas as revistas selecionadas visite, clique aqui.

Abaixo release da TOP!TOP! nº 25, escrito pelo editor Dr. Henrique Magalhães.

Top! Top! 25: Edgar Franco

Edgar Franco é figura conhecida no universo dos quadrinhos independentes brasileiros. Desde os anos 1980 vem publicando fanzines, revistas e álbuns onde mostra sua verve incomum não só na expressão gráfica, como em seu universo conceitual. Seu trabalho chegou a despertar a atenção do mercado, cujo álbum BioCyberDrama, de sua autoria em parceria com Mozart Couto, fora editado pela Opera Graphica.

Doutor em Artes pela USP, atualmente Edgar é professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. No campo acadêmico, desenvolve pesquisas no que ele denominou de HQtrônicas, fazendo a transposição dos quadrinhos para o meio eletrônico.

O resultado de suas pesquisas encontra-se no livro HQtrônicas, do suporte papel à rede Internet, editado pela Fapesp e Annablume.  Com Marca de Fantasia Edgar tem uma longa relação. Na década de 1990 foi um dos protagonistas da revista Tyli-Tyli/Mandala, dedicada aos quadrinhos poéticos.

Lançou também álbuns como Agartha e Elegia. Agora retoma a revista Artlectos e Pós-Humanos, editada anteriormente pela SM Editora. Personalidade complexa, com atuação nos quadrinhos, na música eletrônica, na internet e no vídeo, Edgar relata seu fazer artístico numa entrevista conduzida por Michelle Ramos, autora do blog Zine Brasil.

O fanzine traz ainda uma amostra do trabalho criativo de Edgar, com duas histórias em quadrinhos, cartum de Sergio Más, resenhas e cartas, mantendo sua fórmula original. (Henrique Magalhães).

Top! Top! 25 – Edgar Franco
Marca de Fantasia
Editor: Henrique Magalhães – João Pessoa
Março 2009
14x20cm
40 páginas
www.marcadefantasia.com

Renato LebeauquadrinhosAngoulême,Coletivo Quarto Mundo,Edgar Franco,Henrique Magalhães,Marca de Fantasia,Mozart Couto,Opera Graphica,TOP! TOP!A revista alternativa TOP! TOP! nº25 (Editora Marca de Fantasia, 2009), edição dedicada a obra do quadrinhista Edgar Franco e seu universo ficcional da 'Aurora Pós-humana' - incluindo longa entrevista e reprodução de algumas de suas HQs - foi selecionada para a competição oficial de publicações alternativas de quadrinhos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe