subversos_ed6

Os editores da revista independente Subversos divulgaram os nomes das quadrinhistas selecioandas para edição especial mulheres.

Foram mais de 130 páginas recebidas (sem contar a quantidade de tiras avulsas), superando as expectativas dos editores. Isso faz cai por terra à imagem que muitas pessoas fazem de que mulher não faz quadrinhos. Há muitas autoras espalhadas por ai, e o objetivo foi procurá-las e reunir uma parte delas nesta edição especial, diz os editores.

Foram selecionados 32 colaboradores, dos quais 23 são mulheres e 9 homens (que foram aceitos por realizar trabalhos em parceria). 23 deles publicam pela primeira vez nas páginas da Subversos.

O destaque fica com a quantidade de participantes nordestinas e cariocas (cada região com 4 representantes) e pelas primeiras participações paranaenses na revista. Sem esquecer de mencionar a presença estrangeira (com autores da Argentina e Japão) e de nomes de destaque nos quadrinhos nacionais como Adriana Melo, Daniel Esteves e Pryscila Vieira.

A seleção procurou balancear o número de roteiristas, desenhistas e quadrinistas (que cuidam de todo o processo de criação da HQ – roteiro, desenho e arte-final), usando como critério de desempate o número de páginas – além da qualidade da HQ, obviamente.

A edição não esgota o número de mulheres que fazem quadrinhos no Brasil. Há, felizmente, muito mais autoras país afora – algumas, inclusive, com uma produção muito mais intensa que uma boa parte das autoras aqui presentes.

Esta seleção é uma forma de representar a quantidade de autoras e variedade de estilos e localização geográfica.

Seguem os nomes:

Gicelle Archanjo (São Paulo/SP) – Ilustração

Danielle Dantas (Teresina/PI) – Ilustração

Karina Nishioka & Akira Sanoki (ambos de São Paulo/SP) – Madame X

Fernanda Oliver & Daniel Esteves (Embu das Artes/SP e São Paulo/SP, respectivamente) – Cobertor azul

Pri Perca (São Paulo/SP) – Marinheiro de primeira viagem

Naara Nascimento (Salvador/BA) – “Pavorosa”

Milena Azevedo & Wendell Cavalcanti (ambos de Natal/RN) – O teste

Fran Briggs (Rio de Janeiro/RJ) – Kiko e Gabi simulando a vida…

Me Morte & Rafael Pereira (Pouso Alegre/MG e Rio de Janeiro/RJ, respectivamente) – Cilada

Bruna Welter & Ricardo Chagas (ambos de São Paulo/SP) – Prenúncio

Lorena Kaz (Rio de Janeiro/RJ) – Tão perto, tão longe

Elaine Bozza & Vini (ambos de Valinho/SP) – Pra sempre vou te amar…

Xuvs & Igor Shin (São Paulo/SP e Naha/JAP, respectivamente) – Ilustração

Adriana Melo (São Paulo/SP) – Ilustração

Rose Araujo (Rio de Janeiro/RJ) – Iscola… o crime

Nilce Takahashi (São Paulo/SP) – MIMO

Natalia Medrano & Alejandro Farias (ambos de Buenos Aires/ARG) – El tiempo perdido

Camila Mizutani & Renata Ribak (ambas de São Paulo/SP) – Respiro

Cristina Carnelós & Lincoln Carvalho (ambos de São Paulo/SP) – Assalto

Simone Yoshida (Londrina/PR) – Azeitona

Kari (São Paulo/SP) – Te quiero mucho

Pryscila Vieira (Curitiba/PR) – Amely: Uma mulher de verdade

Renato LebeauquadrinhosAdriana Melo,Akira Sanoki,Alejandro Farias,Bruna Welter,Camila Mizutani,Cristina Carnelós,Daniel Esteves,Danielle Dantas,Elaine Bozza,Fernanda Oliver,Fran Briggs,Gicelle Archanjo,HQ,Igor Shin,ilustração,Kari,Karina Nishioka,Lincoln Carvalho,Lorena Kaz,Me Morte,Milena Azevedo,Naara Nascimento,Natalia Medrano,Nilce Takahashi,Pri Perca,Pryscila Vieira,Rafael Pereira,Renata Ribak,Ricardo Chagas,Rose Araújo,Simone Yoshida,Subversos,Vini,Wendell Cavalcanti,XuvsOs editores da revista independente Subversos divulgaram os nomes das quadrinhistas selecioandas para edição especial mulheres. Foram mais de 130 páginas recebidas (sem contar a quantidade de tiras avulsas), superando as expectativas dos editores. Isso faz cai por terra à imagem que muitas pessoas fazem de que mulher não faz...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe