Diretamente do SOC! TUM! POW! – por Doctor Doctor

Spawn é um dos poucos títulos da Image Comics lançados na época da fundação da editora, em 1992, que é publicado até hoje. No Brasil, a revista do soldado do inferno ganhou muitos fãs, mas eles ficaram órfãos de novas histórias com o cancelamento da série. Para a alegria destes – e de novos leitores –, a HQM acaba de anunciar o retorno do personagem.

Por aqui, a revista começou a ser publicada pela editora Abril em 1996 e durou quase uma década, tendo sido cancelada em 2005. Foram mais de 150 edições da série original lançadas pela editora, além de minisséries e especiais.

No ano seguinte, a Pixel Media retomou a publicação de Spawn e continuou a partir da numeração interrompida pela editora Abril. Mas, manteve-se por pouco tempo com o personagem e também finalizou a publicação em Spawn nº 178.

Agora é a vez da HQM tomar as rédeas da situação e dar continuidade ao trabalho. De acordo com o editor Carlos Costa, a nova revista dará continuidade à série a partir de onde ela foi interrompida.  Segundo ele, a opção pelo formato se deve devido à consideração com o leitor: “Conservaremos o formato americano (Os Mortos-Vivos, por exemplo, tem formato um pouco menor), pois muitos leitores já tem a coleção do Spawn neste formato publicado pelas editoras anteriores”, explicou em entrevista exclusiva ao SOC!.

Mas, ao contrário das editoras anteriores, a HQM não publicará Spawn com periodicidade mensal, e nem com uma única história por edição. Segundo Costa, as revistas serão na verdade encadernados reunindo várias edições da série original. “O primeiro encadernado conterá 6 edições, no entanto, isso não será um padrão”, revelou ao SOC!. “A ideia é unir edições conforme for necessário, pois existem fases do personagem que não existem encadernados nos EUA, como no caso deste primeiro, por exemplo. O formato de encadernado foi escolhido por ser o mais viável no momento. Revista mensal gera muito custo e, dependendo das vendas, pode não segurar a revista em bancas.”

Nos bastidores deste lançamento, surge uma curiosidade. Conforme revelado pela HQM, o empenho e dedicação de Leandro da Cruz Ferreira – ou Leo Violador, como é conhecido na internet – , um dos colaboradores do blog Spawn Alley, foram diferenciais para que a série voltasse a ser publicada. Ele é o autor do Manifesto Spawn, que teve o apoio de diversos meios de comunicação, como sites, jornais e revistas.

Lembro-me quando Spawn começou a ser lançado nos EUA e ainda não havia qualquer informação sobre ele no Brasil. Em uma época em que a internet como a conhecemos hoje ainda engatinhava, os leitores brasileiros se esforçavam para entender o que era exatamente aquele estranho personagem. Fiquei muito feliz quando a Abril trouxe as aventuras do soldado do inferno para cá e acho que a editora fez um trabalho bastante competente. E, claro, fiquei muito feliz ao saber que a HQM irá trazê-lo de volta.

O primeiro encadernado, ainda sem nome, reúne as edições nº 179 a 185 de Spawn e tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2012.

Renato LebeauquadrinhosCarlos Costa,HQM,Image Comics,SpawnDiretamente do SOC! TUM! POW! – por Doctor Doctor Spawn é um dos poucos títulos da Image Comics lançados na época da fundação da editora, em 1992, que é publicado até hoje. No Brasil, a revista do soldado do inferno ganhou muitos fãs, mas eles ficaram órfãos de novas histórias...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe