Jogo brasileiro Soul Gambler traz de volta o espírito dos Adventure Books misturando HQ e interatividade

Inspirado na peça trágica “Fausto”, de Johann Wolfgang Goethe, escrita no século XIX, o jogo Soul Gambler apresenta a história como uma aventura interativa, valendo-se da estética das histórias em quadrinhos.

O jogo coloca o leitor-jogador no papel de Fausto, um estudioso que, após anos de pesquisas sem progresso e frustrado, torna-se um feiticeiro e invoca o demônio Mefistófeles (ou Mephisto). Juntos, eles fazem um pacto em que Mefistófeles, por um período de tempo, servirá a Fausto ofertando-lhe a possibilidade de realizar seus desejos. Contudo, o custo de realizar tais desejos saia bem caro: Fausto perderá sua alma eterna.

Produzido pela desenvolvedora brasileira MGaia Studio, Startup fundada por alunos da Unesp de Bauru em 2008, o game será lançado dia 30 de julho para Web, PC, Mac e Linux. E, em agosto, será lançado para plataformas móveis como iOS, Android e Windows Phone, custando entre R$10 a R$20, podendo ser adquirido diretamente nas respectivas lojas das plataformas, como Apple Store e Play Store.

O jogo Soul Gambler é um produto da linha PlayComics, que mistura HQ com as mecânicas interativas de jogos digitais. Essa mistura permite ao jogador interagir com a história em quadrinhos, vivendo o seu próprio destino dentro do universo do jogo.

A Narrativa Interativa (do inglês ‘interative storytelling’) é uma forma de entretenimento digital em que os usuários criam ou influenciam um enredo dramático por meio de suas ações. Tendência entre os desenvolvedores de games, a narrativa interativa tem sido amplamente discutida, e de acordo com uma pesquisa realizada em 2012 pela agência americana Latitude Zero, 79% dos entrevistados gostariam de alterar e controlar o roteiro e o final das histórias que consomem.

Os games da linha PlayComics são uma aposta da MGaia para trazer uma experiência mais interativa aos HQs, oferecendo ao leitor, que passa a ser então jogador, a possibilidade de escolha e decisão sobre o decorrer e o final da história. Segundo Túlio Soria, sócio fundador da MGaia, “a linha PlayComics apresenta uma experiência perfeita nas plataformas móveis como aquelas para Smartphones e Tablets, uma vez que essas plataformas estão mais abertas a interatividade”.

Vale ressaltar que Soul Gambler será o primeiro jogo nacional financiado no Kickstarter, um dos maiores portais de ‘crowdfunding’ mundiais ou financiamento coletivo popular, onde o financiamento acontece de maneira simples: o público geral investe em projetos que ainda irão ser ou estão sendo desenvolvidos e, em troca, recebe recompensas.

No caso do jogo Soul Gambler, a recompensa para quem investiu foi uma cópia do próprio game e outros bônus como ‘art book’ (conjunto de ilustrações exclusivas do jogo), exemplar com trilha sonora e até um cartão de agradecimento assinado pelos desenvolvedores.

Para conferir o Soul Gambler antecipadamente, a MGaia disponibilizará a partir de hoje, 10 de julho, em caráter de pré-lançamento, dois capítulos gratuitamente no site www.soulgambler.com.

Renato LebeauquadrinhosKickstarter,MGaia,Soul Gambler,Túlio SoriaJogo brasileiro Soul Gambler traz de volta o espírito dos Adventure Books misturando HQ e interatividade Inspirado na peça trágica 'Fausto', de Johann Wolfgang Goethe, escrita no século XIX, o jogo Soul Gambler apresenta a história como uma aventura interativa, valendo-se da estética das histórias em quadrinhos. O jogo coloca o...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe