shima

Visto no EMT Cultura – por Moacir Torres

Texto: Wellington Srbek

Julio Shimamoto é um daqueles artistas dos quadrinhos que deveriam dispensar qualquer apresentação. Mas, como no Brasil a memória costuma ser curta e o verdadeiro talento muitas vezes pouco reconhecido, nunca é demais lembrar que estamos falando de um dos grandes nomes da história de nossas HQs.

Chegando a cinco décadas dedicadas aos quadrinhos, ele já desenhou quase de tudo, incluindo HQs de super-heróis, biográficas, eróticas, aventuras históricas e, é claro, do gênero que deu início à sua carreira e com o qual ele se tornou mais conhecido: o terror.

Variando de trabalhos mais comerciais a obras mais autorais, Julio Shimamoto tem como constante em sua carreira uma inquieta busca por mudança, por algo novo.

Desta forma ele seguiu, especialmente nos anos mais recentes, experimentando diversas técnicas, materiais e suportes. Assim, os tradicionais nanquim, papel e lápis passaram a dividir espaço em sua prancheta com elementos menos comuns para os quadrinhos, como tinta de parede, azulejos e balões de festa.

As HQs presentes neste volume, contudo, não são dessa fase mais experimental. As oito histórias reunidas aqui foram produzidas entre 1959 e 1961, época em que o jovem Julio Shimamoto tornava-se um nome conhecido entre os leitores da “época áurea” dos quadrinhos de terror.

Ao longo das mais de sessenta páginas desta edição, vemos o desenho variar de uma fase de domínio da técnica até a expressão plena de um estilo pessoal. Uma dinâmica de aperfeiçoamento e aprendizagem dinamizada por uma genuína paixão pelos quadrinhos.

Terceiro volume da série Biografix, Shima: HQs clássicas de um samurai dos quadrinhos dedica-se a resgatar criações que estavam fora de impressão há décadas, complementadas por uma arrebatadora capa pintada especialmente para esta coletânea.

Resta-nos dizer muito obrigado ao mestre Shima, por continuar nos inspirando com seu exemplo de dedicação, enviando-lhe votos de felicidade, saúde e muitos quadrinhos mais!

Maiores informações e vendas: www.marcadefantasia.com

Visto no EMT Cultura – por Moacir Torres

Renato LebeauquadrinhosBiografix,Júlio Shimamoto,Marca de Fantasia,Samurai,terrorVisto no EMT Cultura – por Moacir Torres Texto: Wellington Srbek Julio Shimamoto é um daqueles artistas dos quadrinhos que deveriam dispensar qualquer apresentação. Mas, como no Brasil a memória costuma ser curta e o verdadeiro talento muitas vezes pouco reconhecido, nunca é demais lembrar que estamos falando de um dos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe