HQ de Verônica Berta baseado em contos de Júlia Lopes de Almeida revisita contos de escritora vetada da Academia Brasileira de Letras

Ânsia Eterna, Os Porcos e A Caolha, contos da renomada escritora Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), serviram de base para o primeiro quadrinho da artista Verônica Berta, material lançado pela SESI-SP Editora. Suspense, tragédia e o grotesco são elementos que o leitor encontrará nas páginas dessa obra.

Júlia Lopes de Almeida é uma das escritoras mais importantes de literatura brasileira. Nascida em 1862, no Rio de Janeiro, ela foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, porém teve seu nome vetado entre os primeiros 40 “imortais” quando os fundadores decidiram manter a Academia apenas para homens. Somente em 1977 isso mudou, após a eleição de Rachel de Queiroz para a cadeira de número 5. O nome da escritora só passou a ter o reconhecimento devido recentemente, através de pesquisas sobre Literatura de autoria feminina.

Em Ânsia Eterna, Verônica Berta dá uma nova roupagem aos três contos, que enfatizam questões trágicas presentes no cotidiano da época, principalmente representando ansiedades do universo feminino.

No conto homônimo, o personagem principal revela para seu amigo o último dos seus episódios amorosos, no qual ele se perdeu nos olhos de uma bela mulher. Os Porcos apresenta um universo insólito onde a personagem Umbelina precisa lidar com sua gravidez, assim como um possível embate com seu pai. Por fim, em A Caolha, uma mãe que se entrega inteiramente à família vive num sofrimento calado.

Verônica Berta atua no mercado publicitário e de quadrinhos como ilustradora, quadrinista e desenhista de storyboard. É formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e fez curso superior de desenho acadêmico na escola de ilustração, games e animação Emile Cohl (Lyon, França).

“Ânsia Eterna” estará disponível a partir de 30 de maio de 2018, com lançamento oficial no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos – na Mesa 40.

Ânsia Eterna
Editora SESI-SP
Autora: Verônica Berta
Acabamento Brochura
56 páginas
17 x 25 cm
R$39,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/05/Ânsia-Eterna-sesi-sp-4.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/05/Ânsia-Eterna-sesi-sp-4-150x150.jpgRenato LebeaunotíciasquadrinhosÂnsia Eterna,Júlia Lopes de Almeida,SESI-SP,Verônica BertaHQ de Verônica Berta baseado em contos de Júlia Lopes de Almeida revisita contos de escritora vetada da Academia Brasileira de Letras Ânsia Eterna, Os Porcos e A Caolha, contos da renomada escritora Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), serviram de base para o primeiro quadrinho da artista Verônica Berta, material...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe