É isso mesmo, o rumor da vez é que a DC Entertainment estaria com planos para emplacar um filme do rei de Atlântida e parceiro da Liga da Justiça. Por enquanto ainda não existe nada oficial, mas alguns indícios levantados pela reportagem do site Variety parecem apontar para esse caminho em um futuro próximo.

Em entrevista ao site, o chefe-criativo da DC, Geoff Johns declarou que Aquaman é “um personagem prioritário para a companhia”, além de ser “um dos personagens mais conhecidos dentre os super-heróis e na cultura popular”. Vale ressaltar que Johns foi responsável pelo roteiro do Aquaman desde o reboot do personagem, em 2011, até a edição #25, publicada este ano. Ou seja, ele não poderia ter mais propriedade para falar sobre o assunto. E ele falou, e muito, sobre o personagem.

Johns confessou que deu um foco maior nas novas histórias para desenvolvimento da personalidade do Aquaman. Os vilões também estão mais definidos, como o como Black Manta e Ocean Master, e não seria de estranhar uma história de amor em um possível filme do herói marinho. Afinal entre 2009 e 2010, antes do reboot, Mera, a esposa do Aquaman, ganhou mais espaço e personalidade nos quadrinhos.

Outro indício para a pretensão de colocar Aquaman nos cinemas está no passado recente, quando tentaram emplacar uma série do rei atlântico. A tentativa ocorreu em 2006, após o sucesso estrondoso de Smallville, que já estava em sua sexta temporada. Porém, o episódio piloto foi rejeitado e tudo que restou deste projeto é este trailer.

Aquaman: piada ou páreo duro?
Para muitos, as referências do personagem se resumem a sátiras, como as feitas pelo Cartoon Network, no Frango Robô (veja aqui), que reforçam o senso comum de que o Aquaman é “uma piada” ou “figurante” da Liga da Justiça. Uma possível explicação para isso pode ser a forma que o personagem era retratado nos desenhos dos anos 70, cavalgando em enormes cavalos marinhos enquanto o Super-Homem realizava todo tipo de proeza.

Mas a verdade é que da mesma maneira que as brincadeiras duram até hoje, ainda existe um grande público para o Aquaman, com um bom potencial de crescimento. Afinal, o herói dos sete mares já ganhou até sua vez nos videogames, com direito a um golpe invejável.

O esforço em deixar o tom de galhofa para trás também pode ser visto nas novas histórias do Aquaman, que tratam o assunto com bom humor – por exemplo, na primeira edição, quando bandidos tiram um sarro dele antes de serem derrotados. E após deter os ladrões, um policial pergunta sem jeito se ele precisa de um copo d´água: impagável!

Outro ponto favorável ao Aquaman é justamente o fato dele viver embaixo do mar. Afinal o que é o mar senão três quartos do planeta Terra? Um prato cheio para roteiristas criativos sejam de cinema ou quadrinhos, para que explorem toda a mística que o fundo do mar pode trazer. Solução para muitos, esse ponto poderia se tornar problemático se resolverem fazer o Aquaman resolver questões terrenas, certo? Talvez não.

Para Helder Chaves, do site Aperta Start, o Aquaman não fica devendo para ninguém, e “pode sair no braço contra o Superman, Lobo e outros super seres da DC ou Marvel numa boa”. Os motivos seriam simples questões de lógica: se o corpo do Aquaman consegue aguentar uma pressão abissal das profundezas marinhas e ainda levantar toneladas debaixo d´água, ele com certeza aguenta muita porrada e tem uma força colossal.

Outro motivo seria a capacidade do Aquaman de controlar o mesencéfalo tanto de animais marinhos como de seres humanos ou super-humanos. Isso mesmo, o Aquaman não é o cara que “conversa com animais”, e sim os controla, como poderia controlar outros seres e acabar com eles sem muito esforço. Eu duvido muito que qualquer roteirista aborde esse poder além dos animais marinhos nos cinemas, mas essa habilidade já foi vista nos quadrinhos, e foi explicada logo na primeira história da nova saga.

Enquanto isso…
Desde que “Os Novos 52” foram anunciados, em 2011, com o reboot de toda linha editorial da DC Comics, muitos personagens passaram a ser especulados no cinema ou na TV. Além do Aquaman, recentemente também surgiram nomes menos conhecidos pelo grande público, como Esquadrão Suicida e Gladiador Dourado, que também podem ganhar suas versões em filmes.

Mas enquanto tudo isso não sai do campo das especulações, o que podemos fazer é acompanhar o que já tem sido feito. E pelo jeito o Aquaman não irá se livrar assim tão fácil das sátiras.

O site Bleeding Cool lançou uma série que coloca o super-herói de férias em Nova York em um universo estilo Gossip Girls (gente rica, armações e fofocas). A personagem Mera, por exemplo, é retratada como uma patricinha armando um plano contra o Aquaman. Serão cinco episódios de cinco minutos postados no canal do site no Youtube – um por dia nesta semana.

Thiago LiberalquadrinhosAquaman,DC Comics,DC Entertainment,Geoff JohnsÉ isso mesmo, o rumor da vez é que a DC Entertainment estaria com planos para emplacar um filme do rei de Atlântida e parceiro da Liga da Justiça. Por enquanto ainda não existe nada oficial, mas alguns indícios levantados pela reportagem do site Variety parecem apontar para esse...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe