Diretamente do SOC! TUM! POW! – por Doctor Doctor

Cinco meses após sua reestruturação, a DC informou o cancelamento de seis revistas. Mas também o lançamento de outras seis.

Conforme informado ontem pelo The Source, o blog oficial do Universo DC, os títulos Men of War [Homens da Guerra], Mr. Terrific [Sr. Incrível], O.M.A.C., Hawk and Dove [Rapina e Columba], Blackhawks [Falcões Negros] e StaticShock chegarão ao fim em abril com o lançamento da edição nº 8. Mas, isso não quer dizer que os heróis destas revistas serão apagados ou esquecidos.

“Estes personagens não vão para lugar algum”, disse o Editor-Chefe da DC Bob Harras em entrevista ao site Newsarama. “Personagens como O.M.A.C. aparecerão em outros títulos. Rapina e Columba vão aparecer em outras séries. Eles não estão indo embora, pois o que estamos contando aqui é a história do Universo DC. Não é porque suas revistas não funcionaram que suas histórias não irão continuar”, explicou.

No entanto, Harras admitiu estar um pouco frustrado com os cancelamentos. “Eu adoro cada uma destas revistas. Então, cada perda é uma perda. A única coisa a fazer é tentar lançar novos títulos para colocar no lugar, o que sempre foi o plano, desde o início dos Novos 52”, revelou. “Quando planejamos os Novos 52, sempre houve a ideia de que poderíamos ter que fazer substituições. Faz parte do processo editorial. Planejamos novas séries constantemente para substituir aquelas que não estejam funcionando tão bem quando desejamos.”

No caso atual, as novas séries já foram divulgadas, bem como suas equipes criativas. São elas:

– Batman Incorporated [Corporação Batman], escrita por Grant Morrison e desenhada por Chris Burnham. A série concluirá a fase do escritor escocês nas histórias do Homem-Morcego.

– Earth 2 [Terra 2], escrita por James Robinson e desenhada por Nicola Scott. A revista irá mostrar as histórias da Sociedade da Justiça, a principal equipe da Terra de uma dimensão paralela a nossa, e como as aventuras do grupo afetam outras realidades.

– Worlds’ Finest [Melhores do Mundo], escrita por Paul Levitz e desenhada por George Pérez e Kevin Maguire (meu Deus!!!). A série será focada em Helena Wayne e Karen Starr, a Caçadora e a Poderosa da Terra 2, e como elas estão ligadas à nossa realidade.

– G.I. Combat, uma revista com várias séries de guerra por edição. “The Unknown Soldier” [O Soldado Desconhecido] escrita por Jimmy Palmiotti e Justin Gray e desenhada por Dan Panosian, “The Haunted Tank” [O Tanque Assombrado], de John Arcudi e Scott Kolins e “The War That Time Forgot” [A Guerra que o Tempo Esqueceu] com roteiro de J.T. Krul e arte de Ariel Olivetti, na qual vários soldados de épocas diferentes enfrentam-se em uma ilha repleta de dinossauros. Apesar de terem a guerra como o tema principal, todas as séries terão elementos de sobrenatural.

– The Ravagers [Os Devastadores], que mostrará histórias derivadas das revistas Teen Titans [Novos Titãs], Superboy e Legion Lost [Legião Perdida]. O roteiro será de Howard Mackie e a arte de Ian Churchill.

– Dial H [Disque H] será escrita pelo escritor de livros de ficção científica e de fantasia China Miéville e desenhada pelo brasileiro Mateus Santolouco. A série será “uma ousada nova abordagem de um clássico cult – Disque H para Herói – e sobre os efeitos psicológicos em um homem comum que acidentalmente ganha poderes e se transforma em um herói”, explicou Harras. A editora da revista será Karen Berger, Vice-Presidente e Editora Executiva da linha Vertigo. Berger foi escolhida para a função devido a intenção da editora em dar ao título o mesmo clima sombrio presente em revistas como Animal Man [Homem-Animal] e Swamp Thing [Monstro do Pântano.]

Dentre todas estas novidades, merece destaque o retorno do conceito do multiverso. Com as revistas Earth 2 e World’s Finnest a DC assume oficialmente a existência de mundos paralelos, exatamente como era antes da saga Crise nas Infinitas Terras lançada em meados dos anos 80. Além disso, resgata o formato original dos anos 40 no qual a Liga da Justiça era a principal equipe da “Terra oficial” e a Sociedade da Justiça da Terra 2.

“A Terra 2 é uma parte do Universo DC e uma parcela de sua mitologia que pensamos que seria bom trazer de volta”, disse Harras. “E como muitas histórias e personagens tem sido discutidos desde o início, antes de lançarmos os ‘Novos 52’ já questionávamos: e se tivesse uma Terra 2? Que histórias ela poderia render? Quais dramas? Quais tensões? Esta foi uma das razões por termos ido nesta direção.”

Sobre a SJA, é interessante notar que o cancelamento da revista do Sr. Incrível, um de seus membros mais tradicionais, foi feita quase ao mesmo tempo em que uma nova versão do personagem foi apresentada, como já foi mostrado. No lugar do atual herói negro, surge um personagem branco, assim como o personagem original criado em 1942.

Inicialmente estes cancelamentos podem parecer um choque, mas nada mais é do que o funcionamento normal de uma editora; se uma revista não vende bem, cancele e coloque outra que dê mais lucro no lugar. Não há nada mais lógico ou diferente do que já acontecia antes da reformulação. E, claro, vai acontecer novamente.

Sendo assim, vamos analisar a situação. Foi cancelado um título fraquíssimo escrito e desenhado por Rob Liefeld e outro título adolescente, SuperShock. Dois pontos a favor. Mas, foi criado outro título adolescente, The Ravagers. Um ponto contra.

Foram canceladas duas revistas médias de guerra, e no lugar lançada uma única com mais histórias e com o diferencial de introduzir elementos sobrenaturais nas tramas. Ponto positivo. Três a um.
Saíram personagens com pouco carisma como Sr. Incrível e O.M.A.C. Mais dois pontos. No lugar surgiu uma série cult editada por um dos maiores nomes da linha Vertigo e mais uma revista do Batman escrita por Grant Morrison. Mil pontos positivos.

Ah, sim. Além de tudo, a Sociedade da Justiça voltou a ter papel ativo na DC e houve o retorno do multiverso e da Terra 2. Mais dois pontinhos a favor.

Enfim, parece-me que as trocas foram um bom negócio. Fiquei muito animado.

Renato LebeauquadrinhosBatman Incorporated,DC Comics,Dial H,Earth 2,G.I. Combat,The Ravagers,Worlds’ FinestDiretamente do SOC! TUM! POW! – por Doctor Doctor Cinco meses após sua reestruturação, a DC informou o cancelamento de seis revistas. Mas também o lançamento de outras seis. Conforme informado ontem pelo The Source, o blog oficial do Universo DC, os títulos Men of War , Mr. Terrific , O.M.A.C.,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe