fic_cientifica_fronteiras

Com o lançamento Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras, a Devir dá continuidade ao seu programa de resgate e discussão de obras significativas da história da ficção científica brasileira

Em 2008, o volume anterior, Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, foi um dos livros do gênero mais tratados pela imprensa cultural, e um sucesso de vendas.

Essa foi a primeira antologia retrospectiva de obras importantes do passado do gênero, no Brasil.  Os 11 contos, de Machado de Assis, Gastão Cruls, Domingos Carvalho da Silva, André Carneiro, Rubens Teixeira Scavone, Jorge Luiz Calife e outros chamaram a atenção da crítica e do público. ‘Uma referência e um marco do padrão de qualidade que pode e deve ser exigido do aspirante a autor de ficção científica’, escreveu um crítico.

Trazendo agora 14 contos, este segundo volume acentua os encontros, dentro do conceito do ‘fronteiriço’, da ficção científica com outras formas de literatura de gênero (como o horror ou a fantasia), e com a alta literatura.

Entre os autores agora selecionados, estão: Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Braulio Tavares, compreendendo cem anos de ficção científica brasileira.  Variada, a antologia oferece contos muito diversificados em tom, tema e estilo, de narrativas apocalípticas a ficção religiosa, histórias de revolta da natureza, de opressão totalitária, guerras e mistérios espaciais, e visitas alienígenas à Terra.

Índice:
A Nova Califórnia (1910) – Lima Barreto
A Vingança de Mendelejeff (1932) – Berilo Neves
Delírio (1934) – Afonso Schmidt
O Homem que Hipnotizava (1963) – André Carneiro
Sociedade Secreta (1966) – Domingos Carvalho da Silva
Um Braço na Quarta Dimensão (1964) – Jerônymo Monteiro
Número Transcendental (1961) – Rubens Teixeira Scavone
Seminário dos Ratos (1977) – Lygia Fagundes Telles
O Visitante (1977) – Marien Calixte
Uma Semana na Vida de Fernando Alonso Filho (1984) – Jorge Luiz Calife
Mestre-de-Armas (1989) – Braulio Tavares
O Fruto Maduro da Civilização (1993) – Ivan Carlos Regina
Engaiolado (1998) – Cid Fernandez
Controlador (2001) – Leonardo Nahoum

Serviço:
Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras
Organização: Roberto de Sousa Causo
Capa: Vagner Vargas & R. S. Causo
187 páginas:
14 x 21 cm
Editora: Devir Livraria, Selo Pulsar
R$ 21,95

Renato LebeauquadrinhosAndré Carneiro,Braulio Tavares,Contos Brasileiros,Devir Livraria,Domingos Carvalho da Silva,Fantasia,ficção científica,Gastão Cruls,horror,ima Barreto,Jorge Luiz Calife,Lygia Fagundes Telles,Machado de Assis,R. S. Causo,Roberto de Sousa Causo,Rubens Teixeira Scavone,Selo Pulsar,Vagner VargasCom o lançamento Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras, a Devir dá continuidade ao seu programa de resgate e discussão de obras significativas da história da ficção científica brasileira Em 2008, o volume anterior, Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, foi um dos livros do gênero...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe