Para esta sexta-feira, como texto interessante foi selecionado um que foi enviado por uma leitora do Impulso HQ, a Tatiane Costa que é moderadora do Grupo Loucos por Animes do Yahoo e Tutora e Game Máster no Fórum do site Naruto Total.

Ela é fã de mangá e animes e nos enviou as comparações históricas entre o universo de Samurai X e o que aconteceu realmente na história do Japão.

Fiquem com o texto:
———————————————————–
Samurai X ficção e história Japonesa

Samurai X, um mangá que foi publicado pela JBC e que fez muito sucesso também como anime, sendo exibido pela antiga TV Manchete!

Você que tem aproximadamente vinte anos deve ter acompanhado essa maravilhosa história desenhada por Nobuhiro Watsuki.

Samurai X ou Rurouni Kenshin é uma história de Samurai real, que há 140 anos quando a cidade de Kyoto estava no centro do turbilhão caótico chamado Bakumatsu aterrorizou o Japão promovendo verdadeiras carnificinas e limpeza do caminho para uma nova era, a Era Meiji e esse Samurai era conhecido como Battousai o retalhador.

Logo depois de um tumulto ele sumiu repentinamente. Enquanto seu desaparecimento continuava um mistério, o nome Battousai (o Retalhador) se tornou uma lenda.

É ai que o mangá se inicia, onze anos depois do inicio da Era Meiji (1878) na cidade de Shitamashi Tóquio, Battousai surge, não mais como um retalhador frio e sim como Kenshin Himura um andarilho humilde e simpático.

No decorrer da história ele vai fazendo amizades como as de Sanosuke Sagara, Yahiko Mioujin e o amor com Kaoru Kamiya. Sempre lutando para defender as pessoas em sua volta e brigando com sua vontade interior para não voltar a ser o tão cruel retalhador.

O que poucos sabem é que a grande maioria dos personagens de Samurai X tem uma base histórica, como por exemplo, o próprio Kenshin que foi inspirado de um Retalhador real chamado Gensai Kawakami, ele foi um dos quatro maiores Hitokiris (assassinos) do Bakumatsu.

Ele era baixinho magro e tão gentil que podia ser confundido com uma mulher, mas na realidade era um homem extremamente frio e considerado o mais terrível entre os quatro.

Depois da restauração Meiji ele acabou entrando em conflito com o governo e no ano 4 da Era Meiji foi executado por um crime que não cometeu. Porém foi descoberto que ele não conseguiu abandonar a fidelidade que ele tinha pelos que morreram por ele e pelos que matou, e não xenofobia como muitos aviam dito.

Daí foi surgindo o personagem Kenshin que para quem conhece o mangá vai perceber como as características físicas e psicológicas se parecem muito.

Outro que tem uma base histórica real é Sanosuke Sagara que surge a partir do Capitão da décima divisão do Shinengumi Sanosuke Harada, ele era um cara fortíssimo que sempre carregava uma grande lança, adorava lutar e estava presente em todas as batalhas que o futuro do Shinsengumi estivesse em jogo.

Era um cara rude e de pavio curto, mas por outro lado, também tinha, talvez pelo passado humilde, um lado muito sentimental, valorizando muito seus amigos e cuidando muito bem de seus subordinados.

As ligações do Capitão Sanosuke Harada com Sanosuke Sagara não param só nos nomes que já se parecem muito, além de todas as características citadas a aparência também é um ponto em que esses dois são praticamente idênticos.

Então deu pra perceber um pouco sobre os personagens de Samurai X, parecem muito com sua fonte histórica, Nobuhiro Watsuki o mangaká dessa obra realmente tinha um conhecimento histórico muito vasto para conseguir colocar tantos detalhes sobre essas figuras nesse mangá.

Então recomendo a leitura vocês vão adorar!

Renato LebeauBakumatsu,Battousai,Era Meiji,Gensai Kawakami,Hitokiris,JBC,mangaká,mangá,Nobuhiro Watsuki,Rurouni Kenshin,Samurai X,Sanosuke SagaraPara esta sexta-feira, como texto interessante foi selecionado um que foi enviado por uma leitora do Impulso HQ, a Tatiane Costa que é moderadora do Grupo Loucos por Animes do Yahoo e Tutora e Game Máster no Fórum do site Naruto Total. Ela é fã de mangá e animes e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe