Em março acontece a mostra “Batom, Lápis e TPM”, com participação exclusiva de mulheres cartunistas. A exposição é uma atividade paralela e faz parte da programação Salão Internacional de Humor de Piracicaba que em 2013 faz 40 anos. As cartunistas interessadas devem enviar as suas produções para o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico) até 25 de fevereiro.

A mostra terá sua abertura em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Parque do Engenho Central. As visitas seguem até 7 de abril. O cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU, explica que o evento nasceu em 2011, como forma de valorizar e incentivar o olhar feminino na linguagem de humor, uma vez que a classe de cartunistas, predominantemente, é composta por homens.

“A receptividade da mostra nos surpreendeu, tanto da parte da classe cartunista, quanto do público. Na primeira edição tivemos a adesão de 25 artistas e no ano passado foram 52”, contextualiza Eduardo Grosso, lembrando da adesão de cartunistas de 14 países em 2012: Brasil, Líbano, Espanha, Irã, Estados Unidos, Letônia, Polônia, Itália, Bielorru´ssia, Bulgária, Romênia, Colômbia, Israel e Japão.

Com público estimado em 4 mil visitantes, em 2011 a mostra aconteceu no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. No ano passado, foi realizada no Engenho Central e registrou 10 mil pessoas. “A expectativa para 2013 é de continuar superando esses números, que já são extremamente positivos”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.

Serão aceitos até dois trabalhos por autora (profissional ou amadora, brasileira ou estrangeira) nas categorias cartum, caricatura, charge, ilustração, HQ e tiras. As obras devem ser encaminhadas pelos Correios ou para o e-mail [email protected]. Atenção para o formato em JPEG e com resolução de 300 DPIs.

O tema e a técnica gráfica são livres. Também são aceitas esculturas. Ficha de inscrição e regulamento estão disponívels no blog do Salão, clicando aqui.

Os trabalhos devem evidenciar os aspectos que norteiam o universo feminino e, consequentemente, fazer menção ao Dia Internacional da Mulher, assim como os aspectos a serem comemorados e refletidos sobre os tempos atuais.

Para quem for enviar os trabalhos via correios ou pessoalmente ao CEDH o endereço: Avenida Maurice Alain, 454, Engenho Central, Vila Rezende. Caixa Postal 12. CEP 13405-123. Piracicaba/SP. Informações: (19) 3403-2615, (19) 3403-2620 e (19) 3403-2621.

Renato LebeauquadrinhosBatom Lápis e TPM,CEDHU,Salão Internacional de Humor de PiracicabaEm março acontece a mostra 'Batom, Lápis e TPM', com participação exclusiva de mulheres cartunistas. A exposição é uma atividade paralela e faz parte da programação Salão Internacional de Humor de Piracicaba que em 2013 faz 40 anos. As cartunistas interessadas devem enviar as suas produções para o CEDHU...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe