Visto no Gibiteca

Esta semana saiu a publicação Camiño di Rato, uma revista de HQ idealizada por, Matheus Moura e Rosemário Souza.

Matheus é jornalista, roteirista e crítico de HQs para o site especializado Bigorna.net. Rosemário é artista gráfico, quadrinhista e editor de zines na década de 1990 ele co-editou os zines Tormento e Delirium, em parceria com Al Greco.

A revista Camiño di Rato conta com 48 páginas – já com a capa colorida em couchê -, possui formato magazine (21 x 28), miolo preto e branco em papel jornal e ao custo de R$ 5,00 quando vendida em mãos.

Em Uberlândia ela está à venda em bancas específicas no centro, livrarias e lojas especializadas.

Na publicação, além de HQs, há também textos de assuntos diversos. Esta primeira edição conta com uma matéria a respeito da alimentação vegetariana e outra que aborda a História das HQs no Brasil.

Este segundo texto foi apresentado por Matheus originalmente em uma mesa redonda – no Festival de Arte 2007 – chamada Quadrinhos e seus Desdobramentos, na Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Com relação às HQs, o primeiro número da revista conta com um seleto grupo de quadrinhistas brasileiros que traçam aqui seu Camiño di Rato, são eles: Antônio Eder e Gian Danton, com a história Como ser Enganado por um Psicopata; Soter Bentes colabora com a maior HQ da revista, Caçador; Edgar Franco faz uma demonstração de seu mundo pós-humano com Nanquim, Terra e 333; Gazy Andraus participa com Hesperornis – O Pássaro do Oeste, mais uma HQ filosófica que desponta na Camiño – este quadrinho recebe o bônus de um texto apêndice escrito pelo autor; Luciano Freiberger, mostra que a Sorte pode ser questionada; Beto Martins versa a respeito d’As Boas Intenções; enquanto Alexandre Greco apresenta seus Endoparasitas; Felipe Eremita narra um conto de mendigos intitulado Larvas; Rosemário Souza e Matheus Moura (os editores da revista) apresentam A Sociedade Passiva!!! e Sue & Side. E mais! Tiras de Wellington Marçal, Pedro Ivo, Beto Martins e Rosemário.

A revista também está à venda pela internet via correio ao preço de R$ 6,00. Há ainda distribuição nacional pelos pontos em que o coletivo 4º Mundo (4M) atinge.

O 4M, é um coletivo de quadrinhistas independentes que se uniram para otimizar a distribuição de revistas e como forma de fortalecer o cenário de HQs brasileiras.

No mês de outubro o grupo comemorou seu primeiro ano com uma série de atividades em São Paulo.

Está programado para o lançamento da revista Camiño di Rato, uma exposição com os originais da revista, autógrafos e sorteio de kits promocionais com camisetas e revistas. Data e local ainda não estão confirmados.

Contatos com o autor através do blog Toka di Rato, onde também podem ser encontradas mais informações sobre a publicação.

Visto no Gibiteca

Renato LebeauquadrinhosCamiño di Rato,Matheus Moura,Rosemário Souza.Visto no Gibiteca Esta semana saiu a publicação Camiño di Rato, uma revista de HQ idealizada por, Matheus Moura e Rosemário Souza. Matheus é jornalista, roteirista e crítico de HQs para o site especializado Bigorna.net. Rosemário é artista gráfico, quadrinhista e editor de zines na década de 1990 ele co-editou os...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe