Visto no Nude as the News

Em um dos volumes de The Conversation Series, o crítico de arte Hans Ulrich Obrist entrevistou o quadrinista Robert Crumb, que criou, entre outros, os personagens Mr. Natural – sátira da geração hippie -, Fritz the Cat e Flakey Foont.

Crumb, mesmo a contragosto, tornou-se não só um ícone da contracultura americana dos anos 1960 como o precursor dos chamados “underground comix”, quadrinhos alternativos que surgiram como uma resposta à tradição das HQ’s dos anos 1950 e a partir de um contexto histórico dominado pela reação ao conservadorismo e simbolizado pelo movimento da luta dos direitos civis.

Crumb tornou-se uma paixão – não por acaso, é o tema de meu TCC, trabalho de conclusão de curso de Jornalismo. Crumb é genial não só pelo traço e estilo únicos, como pela maneira como explora temáticas como a contracultura (continuamente satirizada), conflitos raciais, convenções sociais e suas próprios neuroses.

Crumb é um egocêntrico, um polemista, uma figura a parte – curiosamente, essa imagem é, ao mesmo tempo, o mito e a realidade. Essa ambiguidade é uma das coisas mais intrigantes na obra de Crumb – além de, é claro, sua deliciosa cara de pau de escrever e desenhar qualquer coisa.

Na pequena entrevista feita por Hans Ulrich Obrist, Crumb fala de sua obsessão por colecionar vinis – em especial obras de blues, tema que rendeu uma série de quadrinhos maravilhosa, lançada no Brasil pela Conrad -, do porque atualmente mora em uma cidadezinha interiorana na França, de sua relação com seus personagens antigos e até mesmo de arquitetura.

É um convite para conhecer mais da obra de Crumb, embora o livro não traga grandes novidades sobre sua figura e suas idiossincrasias.

Neste pequeno vídeo, Crumb fala de um de seus desenhos mais comentados – a capa do álbum Cheap Thrills, de Janis Joplin.

Visto no Nude as the News

Renato LebeauquadrinhosHans Ulrich Obrist,Mr. Natural,Robert Crumb,The Conversation SeriesVisto no Nude as the News Em um dos volumes de The Conversation Series, o crítico de arte Hans Ulrich Obrist entrevistou o quadrinista Robert Crumb, que criou, entre outros, os personagens Mr. Natural - sátira da geração hippie -, Fritz the Cat e Flakey Foont. Crumb, mesmo a contragosto, tornou-se...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe