No dia 23 de março, na Fnac Ribeirão Preto (SP) será o lançamento oficial de uma coletânea de histórias em quadrinhos e ilustrações que retrata lugares, casos e tipos da cidade de Ribeirão Preto. O álbum RPHQ – Ribeirão Preto em Quadrinhos -, reúne cerca de 30 designers, redatores, roteiristas, quadrinhistas e ilustradores locais para a elaboração de uma publicação única que teve tiragem inicial de 2.000 exemplares impressos e também está presente nas redes sociais.

Durante sua elaboração, o projeto ainda promoveu uma oficina para 15 crianças do Centro Cultural Isègun – cuja ilustração também participa do produto final que será distribuído gratuitamente.

O trabalho foi produzido pela Atomica Filmes, que selecionou artistas buscando formar um grupo representativo e heterogêneo. “A ideia era tentar mostrar um trabalho bem diversificado com relação às técnicas, estilos e percepções da cidade. O texto e as imagens contam um pouco do universo ribeirão-pretano a partir de diversas visões e entendemos que além de ser um documento antropológico, a RPHQ divulga a cidade em sua capacidade cultural e turística”, explica Cordeiro de Sá, coordenador dos trabalhos.

A diversidade é ponto marcante na coletânea. “Todos os artistas estão muito empolgados e felizes. Quem acessar o álbum verá de tudo, de terror a drama, passando por ficção científica e comédia, da lendária serpentina de chope à fantástica sorveteria do Geraldo, de mangá a underground”, comenta o artista Fred Nuti.

O projeto foi premiado pelo Programa de Incentivo Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, contou com patrocínio do Senac e com o apoio da Thomate Cartuns, RumbaBar, Instituto do Livro, Pontão de Cultura Sibipiruna, Centro Cultural Isègun e Ideatore Comunicação. Por suas contribuições ao cenário cultural e social da cidade, o resultado foi dedicado ao roteirista Rubem Luchetti, ao cartunista Pelicano e ao sr. Nelson Stefanelli, que voluntariamente sinaliza as ruas de Ribeirão Preto com centenas de plaquinhas.

Como a proposta é disponibilizar o produto final gratuitamente, foi criada uma página no Facebook para disponibilizar downloads e mostrar o perfil e as referências de cada artista envolvido no projeto. “A fanpage completa a ação e serve de apoio para quem está ingressando nesse universo ou está interessado em saber mais sobre artes visuais e sequenciais”, afirma Sá.

Dessa primeira edição do projeto, participaram os artistas: Adilson Terrível, Ana Márcia Zago, Beto Candia, Cako Facioli, Cordeiro de Sá, Chris Lee, Daré, Dino Bernardi, Dud, Francisco Gimenez, Fred Nuti, Fulvio Setti, Gandolpho, Geraldo Lara, Gustavo Russo, Graziela Protti, Graziela Adorno, Lubasa, Marcela Calura, Marcelo Dias, Quico Soares, Renato Andrade, Ruy Marx, Saulo Michelin, Thomate, Ubirajara Jr, Valnei Andrade e Yuri Chamoun. O texto de apresentação é de Stella Crotti.

Renato LebeauquadrinhosAtomica Filmes,Cordeiro de Sá,Ribeirão Preto em Quadrinhos,RPHQNo dia 23 de março, na Fnac Ribeirão Preto (SP) será o lançamento oficial de uma coletânea de histórias em quadrinhos e ilustrações que retrata lugares, casos e tipos da cidade de Ribeirão Preto. O álbum RPHQ - Ribeirão Preto em Quadrinhos -, reúne cerca de 30 designers, redatores,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe