O Selo RPHQ – Ribeirão Preto em Quadrinhos lança o segundo volume da coletânea de histórias em quadrinhos e ilustrações que retrata lugares, casos e tipos de uma das cidades mais conhecidas do interior paulista.

Na esteira do sucesso da primeira edição, o álbum RPHQ2 reúne designers, redatores, roteiristas, quadrinistas e ilustradores locais em uma publicação de luxo com tiragem de 2.000 exemplares impressos em formato A4, com 44 páginas coloridas.

A publicação segue inserindo personagens reais em tramas fictícias ou documentando situações realmente ocorridas, mas sempre apresentando um local específico da cidade como pano de fundo. Para se ter uma ideia, enquanto o apocalipse zumbi é iniciado nas instalações da antiga cervejaria Paulista, hoje transformada em Núcleo de Cinema, um super heroi esquisito apaga os cigarros dos teimosos passantes no Terminal rodoviário local e por aí, seguem as histórias.

Durante a elaboração do material, o projeto promoveu uma oficina para 20 crianças do Ponto de Cultura Projeto Kabuki e a ilustração resultante também integra o álbum que será distribuído gratuitamente e disponibilizado para download.

A RPHQ2 mantém a proposta de diversidade e heterogeneidade de expressões do grupo de artistas que saltou de 30 para 38 participantes. Além disso, o álbum traz novidades como uma história mais longa cujo roteiro teve cada uma de suas páginas quadrinizada por um artista diferente. A HQ “Os Assassinatos do Presidente” mostra Ribeirão Preto no futuro transformada em uma república autônoma que tenta se livrar da corrupção.

“Nosso conceito fundamental é fazer com que a RPHQ seja uma boa peça de entretenimento e contemplação, que apresente Ribeirão Preto para quem não a conhece, mas que também leve à reflexão crítica sobre a cidade e seus constrastes. Por isso, aproveitando uma ideia do jornalista GTO, até levantamos a bandeira da criação de um parque em homenagem ao cartunista Glauco, dentro da perspectiva de Ribeirão Preto se tornar uma cidade criativa de verdade”, explica Cordeiro de Sá, coordenador do projeto.

Produzido pela Atomica Filmes, a RPHQ2 contou com patrocínio do SENAC e com o apoio de Fnac Ribeirão, RumbaBar, Pontão de Cultura Sibipiruna, Ponto de Cultura Projeto Kabuki e Ideatore Comunicação. O álbum é dedicado a aos jornalistas Angelo Davanço e G.T.O., por sua atuação no universo dos quadrinhos alternativos de Ribeirão Preto, sobretudo, pelos zines “A Falecida” e “Mi Acodi, Maria!”, e também ao arquiteto e urbanista José Antonio Lanchoti, por seu trabalho pela acessibilidade urbana.

Participam do segundo volume: Adilson Terrível, Alan Barbosa, Ana Marcia Zago, Angelo Davanço, Arnaldo Junior, Carlos Reno, Cleido Vasconcelos, Coletivo Atômico, Cordeiro de Sá, Dan Medeiros, Dud, Ferreira Junior, Francisco Gimenes, Gandolpho, Graziela Protti, Jair Correia, Jeff Barcellos, Leandro Ricardo, Macalé, Marcelo Almeida, Marcelo Dias, Maurilio Biagi, Paulo Fritoli, Pelicano, Quico Soares, Renato Andrade, Ricardo Barbieri, Rodrigo Souza, Rogério Shareid, Ruy Marques, Saulo Michelin, Sineval Almeida, Thomate, Ubirajara Júnior, Valnei Andrade, Vinicius Souza, Willy Peres e Yuri Chamoun. O texto de apresentação é de Adriana Silva.

As versões virtuais dos volumes 1 e 2 da RPHQ poderão ser baixadas gratuitamente a partir da fanpage no Facebook, clicando aqui.

Renato LebeauquadrinhosAdilson Terrível,Adriana Silva,Alan Barbosa,Ana Marcia Zago,Angelo Davanço,Arnaldo Junior,Carlos Reno,Cleido Vasconcelos,Coletivo Atômico,Cordeiro de Sá,Dan Medeiros,Dud,Ferreira Junior,Francisco Gimenes,Gandolpho,Graziela Protti,Jair Correia,Jeff Barcellos,Leandro Ricardo,Macalé,Marcelo Almeida,Marcelo Dias,Maurilio Biagi,Paulo Fritoli,Pelicano,Quico Soares,Renato Andrade,Ribeirão Preto em Quadrinhos,Ricardo Barbieri,Rodrigo Souza,Rogério Shareid,RPHQ,Ruy Marques,Saulo Michelin,Sineval Almeida,Thomate,Ubirajara Júnior,Valnei Andrade,Vinicius Souza,Willy Peres,Yuri ChamounO Selo RPHQ - Ribeirão Preto em Quadrinhos lança o segundo volume da coletânea de histórias em quadrinhos e ilustrações que retrata lugares, casos e tipos de uma das cidades mais conhecidas do interior paulista. Na esteira do sucesso da primeira edição, o álbum RPHQ2 reúne designers, redatores, roteiristas, quadrinistas...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe