Personagem criada por Mauricio de Sousa terá comemorações durante todo o ano de 2013. São mais de 20 presentes para a alegria dos fãs!

Ela surgiu em 3 de março de 1963, em uma tira do Cebolinha e, pouco tempo depois, já encantava os leitores – tanto que ganhou a liderança da turminha. Desde então, ele tenta, sem sucesso, voltar ao “poder” com seus planos infalíveis.

Mônica é um fenômeno cultural brasileiro, que ganhou espaço em vários outros países. São milhões de revistas vendidas desde a primeira publicação, em 1970. Ela já foi publicada em cerca de 50 países. Inspirada na filha homônima de Mauricio de Sousa, foi a primeira personagem a ser nomeada embaixadora do UNICEF, além de ostentar os títulos de embaixadora da cultura e também do turismo brasileiros.

A festa começou no carnaval da Bahia, com uma música criada por Claudia Leitte e que foi lançada em cima do trio elétrico da cantora, no último dia 12 de fevereiro. Mas haverá muito mais homenagens à Mônica. Para o Ano da Dentuça, a Mauricio de Sousa Produções investiu aproximadamente cinco milhões de reais, desenvolveu um style guide comemorativo e conta com diversos parceiros para as comemorações que acontecerão pelo País em 2013.

Confira abaixo as ações e eventos já programados:

Bolo da Mônica com Amor aos Pedaços – Parceria com a Amor aos Pedaços, rede de doçarias que possui mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil, nas quais será disponibilizado o Bolo da Mônica, uma receita inédita criada especialmente para o aniversário da personagem. Além do bolo, também será lançado o Kit Mestre Cuca da Mônica que contém um minibolo de chocolate, uma bisnaga de brigadeiro e confeitos para decorar.

Exposição Sansão também faz 50 anos – No Memorial da América Latina, em São Paulo, mais de 70 desenhistas do Brasil homenageiam o Sansão, o inseparável coelhinho de pelúcia da Mônica, que também queria ser lembrado.

Novo site – Após um longo período, o site da Turma da Mônica será totalmente reformulado para o Ano da Dentuça. Um site novo, com conteúdos inéditos e muita diversão. Ela e os fãs bem que mereciam esse presente, né?

Mônica Mundi – O espetáculo Mônica Mundi – Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica estreará no Rio de Janeiro, no dia 3 de março de 2013, dia do aniversário da Mônica – foi nessa data, em 1963, que foi publicada sua primeira tira, na Folha de S.Paulo. Na ocasião, acontecerá um coquetel comemorativo e será cantado parabéns para a Mônica com a presença do seu criador, Mauricio de Sousa.

Exposição Mônica 50 anos – A trajetória da personagem contada por meio de originais, animações, esculturas e até o primeiro e original coelhinho em uma grande exposição interativa sobre a Mônica, em São Paulo.

Panini – O primeiro lançamento comemorativo aos 50 anos da Mônica chega às bancas já no início de março: a revista mensal Mônica nº 75 terá formato especial, com capa comemorativa metalizada e maior número de páginas. A publicação traz a história inédita “7 coisas para fazer antes dos 7”, na qual o Cebolinha ajuda a Mônica a realizar sete coisas antes que ela complete sete anos de idade. E para comemorar o primeiro meio século de sucesso da personagem, a publicação traz também a história número um da personagem. Mônica nº 75, com 96 páginas e formato 13 x 19 cm, tem distribuição nacional e preço de capa de R$ 4,90.

No decorrer do ano, haverá várias outras novidades, como a coleção, em dois volumes, Todas as capas da Mônica, que relembrará todas as capas da revista mensal da dentuça, desde a primeira, em 1970; um livro com as capas comentadas e as curiosidades por trás delas; e um livro especialíssimo em homenagem à primeira-dama do quadrinho nacional, no qual 150 desenhistas e ilustradores, do Brasil e do mundo, retratarão a Mônica; e muito mais.

Cartoon Network – O canal homenageará a personagem com um episódio especial sobre os 50 anos da Mônica, com a celebração do Mês da Mônica no Cartoon Network, em setembro, e com pílulas comemorativas durante toda a programação de 2013.

Mônica Toy – Para marcar as comemorações dos 50 anos da personagem, será lançada uma nova versão da Turminha tão conhecida pelos brasileiros, a Turma da Mônica Toy. Será uma releitura com uma linguagem bastante atual, voltada para o público jovem-adulto, com um humor diferente, em vinhetas de 30 segundos. O lançamento acontecerá na grade noturna do canal Cartoon Network.

Cinemark – parceria com a rede de cinemas para realização do Mês da Mônica no Cinemark, em outubro, com conteúdos da Turminha nas telonas de todo o Brasil e exibições de vinhetas comemorativas durante a programação de 2013.

Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta – Remontagem da primeira peça de teatro da Turminha, nos anos 70. Uma superprodução, nos moldes dos grandes espetáculos da atualidade, com estreia em abril, no Teatro GEO, em São Paulo, e futura itinerância. Com figurino de Fause Haten, cenografia de Paulo Corrêa e iluminação de Ney Bonfante.

Relançamento de brinquedos que marcaram época – A primeira boneca da Mônica, lançada pela Troll no final da década de 60, será relançada em parceria com a Multibrink. Já a Grow relançará os brinquedos Estrelinha Mágica e Mônica MixFace, dois clássicos da personagem.

Linha de produtos retrô –
Lançamento de produtos icônicos de décadas passadas, como estojo anos 80 e Cubo Mágico com a Mileno, a nova licenciada da MSP.

Sansão Amarelo – Lançamento do primeiro coelho da Mônica, o Sansão amarelo. Originalmente, ele era amarelo e recheado de palha, mas pouca gente sabe disso! Agora, ele será lançado pela Mileno, mas, claro, em pelúcia.

Festas da Mônica –
Eventos sociais em comunidades carentes para a comemoração do Aniversário da Mônica. Serão grandes festas, com bolo, parabéns para a personagem e muito mais.

Ações de Varejo – O Ano da Dentuça marcará a entrada oficial da Mauricio de Sousa Produções em ações no varejo. Haverá promoções “Comprou, Ganhou” nos pequenos e médios varejos e, para o grande varejo, uma ação em parceria com a Kimberly Clark (Huggies Turma da Mônica), que levará muita diversão para os pontos de venda.

Giraffas® – O Giraffas será o restaurante oficial do Mônica 50 anos. Ao longo do ano, a Mônica e sua turma serão os convidados da GiraTurma, personagens criados pela rede, nas GiraSurpresas e nos materiais de ponto-de-venda nas 400 lojas da rede. Serão seis datas durante o ano onde, na compra de um GiraPrato, a opção saudável do Giraffas para a criançada, o consumidor receberá uma GiraSurpresa da Turma da Mônica. A rede pretende investir R$ 4 milhões em campanhas de divulgação das ações relacionadas a essa parceria.

Redes Sociais – A comemoração do aniversário acontecerá também nos meios digitais. Haverá diferentes aplicativos para Facebook para celebrar o Ano da Dentuça, como envio de um cartão de aniversário para a personagem, um concurso cultural e até um grande parabéns em vídeo! Tudo isso no canal oficial da Turminha – www.facebook.com/turmadamonica.

Lojinha Mônica 50 anos – Será lançada uma área especial chamada “Mônica 50 anos” dentro da Lojinha da Mônica, com produtos superexclusivos. Canecas, camisetas, cadernos e outros produtos com temática das décadas de 1960 a 2000.

Desfile Mônica 50 anos – A comemoração chegará também ao mundo da moda. Em parceria com a Apoena, haverá, no Rio de Janeiro, em abril, um desfile comemorativo em que os fãs podem esperar por uma releitura divertida e sofisticada da Mônica.

Projeção Mapeada – Para finalizar as comemorações, acontecerá um grande evento público, com uma animação inédita da Turminha sendo projetada na mais alta tecnologia de mapping.

Selo Mônica 50 anos – Em 2013, os produtos da Mauricio de Sousa Produções terão um selo Mônica 50 anos para marcar o Ano da Dentuça. Fora isso, diversos produtos terão embalagens comemorativas e edições especiais. Dentre eles, os sorvetes Jundiá e os miojos Nissin, a linha de papelaria exclusiva da Encaixe, a linha completa de festas da FastColor, os cases de iPhone da iWill, as frasqueiras em parceria com a Luen Travel, os ventiladores da Spirit, a Totebag da Pacific e muito mais. No segmento de vestuários e calçados, haverá produtos comemorativos com a Trifill, Brandili e Dupé.

Correios – Para os 50 anos da Mônica haverá também um projeto especial com os Correios. A parceria consistiráem uma folha base com 12 selos postais que retratarão a evolução da personagem, selos de Natal e a criação de aerogramas. Nos aerogramas, que poderão ser adquiridos nos Correios, os fãs poderão expressar seus votos de parabéns para a personagem e encaminhar diretamente para a Mauricio de Sousa Produções.

Renato LebeauquadrinhosMauricio de Sousa,MônicaPersonagem criada por Mauricio de Sousa terá comemorações durante todo o ano de 2013. São mais de 20 presentes para a alegria dos fãs! Ela surgiu em 3 de março de 1963, em uma tira do Cebolinha e, pouco tempo depois, já encantava os leitores – tanto que ganhou...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe