Yeshuah – o círculo interno e o círculo externo, é o segundo volume de uma trilogia sobre a vida de Cristo, escrita e desenhada por Laudo Ferreira.

Ao contrário do número anterior, este aqui não apresenta a mesma exploração da linguagem das HQs. Entretanto, neste volume fica mais clara a intenção do autor em apresentar um Cristo mais humano.

Essa visão é acentuada em passagens como a tentação de Cristo no deserto e no episódio em que o messias caminha sobre as águas, o que mostra toda a competência do autor, pois, à primeira vista, estas são duas passagens que poderiam reforçar o caráter divino de Jesus, mas nas mãos de Laudo ficaram bem… digamos que verossímeis até para o mais ateu dos leitores.

Por isso, este volume consegue criar mais empatia com o leitor, mesmo porque a edição anterior pouco apresentava o personagem. Aqui, acompanhamos Cristo em suas primeiras peregrinações, pregações e a formação de seu séquito de seguidores bem como conhecemos e descobrimos um pouco mais sobre o seu comportamento amável e seus ideais.

Mas o que realmente cativa é o fato dele (Jesus), assim como todos os humanos, cometer erros e apresentar preconceitos (que vai corrigindo no decorrer da edição, claro). E isso, realmente, o torna um personagem mais crível e mais carismático, fazendo da leitura dessa obra muito mais fluida e prazerosa que sua antecessora.

A arte de Laudo continua com sua pegada estilizada e detalhista, com o diferencial que neste volume ele explora grandes quadros com diversos personagens (destaque aqui para a diversidade desses personagens, cada qual bem caracterizado, que o autor apresenta ao longo da trama). A diagramação continua com suas variações arejadas que contribuem para o bom ritmo da HQ.

Outro destaque que merece atenção é o fato de que em nenhum momento a HQ se apóia em dramalhões, desgraças ou lições de morais excessivos para transmitir seus objetivos. E nisso reside, provavelmente, o grande diferencial em relação às outras obras sobre a vida de Cristo.

Yeshuah – o círculo interno o círculo externo
Autor: Laudo Ferreira
Editora Devir
136 páginas
Data: Agosto de 2010
R$ 22,50

Alexandre Manoelresenha hqbDevir,HQB,Laudo Ferreira,resenha,YeshuahYeshuah – o círculo interno e o círculo externo, é o segundo volume de uma trilogia sobre a vida de Cristo, escrita e desenhada por Laudo Ferreira. Ao contrário do número anterior, este aqui não apresenta a mesma exploração da linguagem das HQs. Entretanto, neste volume fica mais clara a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe