resenha_hqb_velta

A belíssima capa nos informa o aspecto principal desta edição: a sensualidade.

A morte de um deputado e a recompensa oferecida pelo seu irmão a quem der pistas sobre o assassino são apenas recursos que levam nossa heroína a se encontrar com o detetive particular Gilberto Gomes. Velta resolve investigar o caso para por em prática seus poderes recém adquiridos e ganhar uma grana para se tornar financeiramente independente de seu pai repressivo.

A partir de seu encontro casual com o detetive galã, acompanhamos a sedução que ela inflige sobre o rapaz e os pensamentos dele, que revelam sua fixação pela loura e suas indagações sobre quem ela é.

Fora o corpo atlético e os uniformes colados e/ou que deixam quase tudo de fora, a sensualidade dos super-heróis é um aspecto muito pouco utilizado nos quadrinhos. O grande destaque desta HQ vai para o modo poético como Emir Ribeiro trata esse tema mostrando a insegurança e paixão de Velta (que já conhecia o detetive pela televisão), as tentativas de aproximação de Gilberto e as situações propícias para essa aproximação, como na cena em que uma das provas do assassinato cai nos pés de Velta e o detetive a recolhe com uma sutileza especial e as constantes trocas de olhares entre ambos.

Nesse aspecto a qualidade técnica de Emir colabora muito já que um de seus pontos fortes é o desenho de rosto. As páginas estão repletas de close ups, nem todos com a finalidade de seduzir, que deixam a revista muito agradável de ver. Uma pena as margens serem tão grossas, penso que se diminuíssem de tamanho, os desenhos ganhariam ainda mais destaques.

Outro ponto de destaque são as preocupações de Velta, exatamente as mesmas de todos os adolescentes – especialmente as mulheres, como o desejo de mudar de corpo (a aparência natural de Velta antes de receber seus poderes não é essa que conhecemos, é morena, baixinha e sem nenhum atrativo físico), a independência financeira, morar só e se libertar da repressão paterna.

A cena na qual ela anda pela primeira vez transformada em Velta no centro de sua cidade (Belo Horizonte) mostra toda sua sensação de liberdade, embora mostre também outra preocupação que as mulheres constantemente têm que suportar: os comentários machistas.
Estes são aspectos que dão mais revelo para a personalidade da heroína e têm potencial para atrair um novo público para a personagem.

Velta 2009
Autor: Emir Ribeiro
Nº de páginas: 32
Data: Janeiro de 2009

Alexandre Manoelresenha hqbEmir Ribeiro,Gilberto Gomes,VeltaA belíssima capa nos informa o aspecto principal desta edição: a sensualidade. A morte de um deputado e a recompensa oferecida pelo seu irmão a quem der pistas sobre o assassino são apenas recursos que levam nossa heroína a se encontrar com o detetive particular Gilberto Gomes. Velta resolve investigar...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe