“Velta – aventura nos anos 30” segue a mesma linha de séries como Elseworlds (Túnel do Tempo) da DC Comics: a personagem colocada numa época distante, que não pertence à cronologia da heroína, mas não deixa de ser interessante. Muito pelo contrário, a graça da história consiste exatamente na oportunidade de vermos a gigantesca loira numa época tão diferente.

Aqui podemos acompanhar Velta no estado da Paraíba, num período de grande movimentação política e social, que se iniciou com o assassinato de João Pessoa (então governador da província) e teve forte influência na Revolução de 1930.

Em meio a esse conturbado cenário, Catarina (alter ego de Velta) casa-se com um político violento que lidera uma seita secreta denominada A Irmandade do Canhão, que tem em sua posse um artefato alienígena que dá poderes à organização, que planeja controlar a região.

De quebra, a HQ ainda aborda uma questão muito pertinente aos assuntos nacionais como a violência doméstica e faz um resgate histórico da cidade de João Pessoa e da destacada participação feminina nessa conturbada década para a Paraíba e cujos atos repercutiram em todo o país.

A HQ acaba não tendo muitas cenas de ação, mas apresenta composições interessantes e que fogem do lugar comum. Mas o destaque mesmo vai para o contexto histórico e o fato de Emir Ribeiro, assim como em outros trabalhos seu, introduzir na temática de super-heróis assuntos geralmente ausentes nos quadrinhos, mas pertinentes à situação do país.

Velta – aventura nos anos 30
Autor: Emir Ribeiro
Publicação independente
66 páginas
Data: Janeiro de 2010
R$ 15,00
Contato: http://www.emirribeiro.com.br

Alexandre Manoelresenha hqbEmir Ribeiro,HQB,resenha,Velta“Velta – aventura nos anos 30” segue a mesma linha de séries como Elseworlds (Túnel do Tempo) da DC Comics: a personagem colocada numa época distante, que não pertence à cronologia da heroína, mas não deixa de ser interessante. Muito pelo contrário, a graça da história consiste exatamente na...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe