Vapt e Vupt é uma série que Marcio Baraldi vem produzindo ininterruptamente desde 1995. Essas HQs já foram publicadas nas revistas Alô Mundo, Sem fronteiras, Visão Espírita e Espiritismo & Ciência (na qual são publicadas desde 2005).

Por tudo isso, na primeira coletânea da série esperava-se uma edição com muito mais do que 48 páginas – mas esse número faz sentido se pensarmos no custo do produto: impressão colorida em papel couchê (e Baraldi é famoso por fazer coletâneas com boa qualidade gráfica e a um preço camarada).

Quem conhece os trabalhos do autor em publicações voltadas à música, rock e heavy metal mais especificamente, pode achar estranho que Baraldi publique também em revistas voltadas à religião e outros assuntos mais espirituais, mas suas HQs seguem com seu estilo característico de traço marcante e cores fortes.

O conteúdo (HQs de uma única página) varia entre homenagem às mais diversas personalidades (de Zumbi dos Palmares a Christopher Reeve), assuntos mais facilmente identificáveis com o espiritismo e um humor contestador (no qual o autor aborda os mais diversos temas como ecologia, televisão, drogas, violência etc.).

Mas em nenhum momento a edição soa hermética, catequizadora ou um samba do crioulo doido, como seria fácil de supor conhecendo os inúmeros assuntos abordados. Pelo contrário, Baraldi tem talento suficiente para amarrar tudo de modo que fique divertido e atraente para os leitores – independentemente de sua crença.

De quebra, ainda faz diversas ligações entre temas que nos faz enxergar o espiritismo como uma religião muito mais abrangente e em sintonia com o cotidiano do que aparenta para nós leigos no assunto.

É, meus amigos, quer as pessoas queiram ou não, Baraldi continua conquistando espaços e levando os quadrinhos a lugares nunca antes explorados pela nona arte.

Vapt e Vupt
Autor: Marcio Baraldi
HQM Editora
48 páginas
Data: Dezembro de 2010
R$ 10,00

Alexandre Manoelresenha hqbHQB,HQM Editora,Marcio Baraldi,resenha,Vapt e VuptVapt e Vupt é uma série que Marcio Baraldi vem produzindo ininterruptamente desde 1995. Essas HQs já foram publicadas nas revistas Alô Mundo, Sem fronteiras, Visão Espírita e Espiritismo & Ciência (na qual são publicadas desde 2005). Por tudo isso, na primeira coletânea da série esperava-se uma edição com muito...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe