capa valente por opcaoNo editorial do jornal Graphiq de agosto de 2014, meu amigo Mário Latino escreve “há algo realmente diferente nos quadrinhos por aí. São os quadrinhos sensíveis e fofos destinados, talvez a cativar um público que até agora não se interessou por gibis.”

A série Valente, de Vitor Cafaggi, é um desses casos. As aventuras de um cachorro adolescente, que tem dificuldades no relacionamento com garotas, seus amigos, suas namoradas, as dificuldades na faculdade, as festas, etc e tal, caiu no gosto dos leitores.

valentep32Mas a série é boa ou é fofa? Ou melhor: ela é boa porque é fofa, ou é fofa porque é boa?

Lendo um blog de uma garota, ela diz que não lia quadrinhos até conhecer as tiras de Valente, que contam com perfeição o dia a dia de jovens como ela, e… os desenhos são “fofos”.

Ok, mas foi só o fato de ter desenhos fofos que fizeram Valente virar de uma série independente para uma das apostas nacionais de uma das maiores editoras do País? Creio que não.

valente-34-corComo mencionei, Valente é uma série criada por Vitor Cafaggi, uma das maiores revelações dos quadrinhos nacionais da atualidade. O mineiro ao lado da sua irmã, Lu Cafaggi, completam o quadro das revelações que Sidney Gusman trouxe para o grande público com a série Graphic MSP.

O interessante é notar como essa ação abriu novos caminhos para os autores, como o caso de Danilo Beyruth (que publicou São Jorge, pela mesma editora Panini), e agora Vitor, que teve a chance de ver o seu personagem sair em bancas e livrarias de todo o Brasil.

fotoEsse é o terceiro volume da série Valente, e o quarto livro já pode ser encontrado nas prateleiras. Confesso que não li os outros. Mas nesse terceiro volume Valente, que anteriormente se apaixonou por uma gata chamada Dama e namorou a cachorrinha chamada Princesa, que foi estudar na Austrália, e de lá da um pé na bunda do nosso herói.

Como vocês puderam perceber, não sou muito fã dessa corrente de “quadrinhos fofos”, e tenho que confessar mais uma coisa: li Valente Por Opção, devido aos nossos parceiros da Comix Book Shop que nos enviaram um exemplar. Agradeço, pois mais uma vez pude confirmar que Vitor Cafaggi não é apenas um nome super valorizado, e sim um talento nacional, e que Valente é uma HQ nacional genuína, apesar das comparações com Calvin e Haroldo e Charlie Brown.

Valente-opcao-p.94Em Valente você encontra bem mais que apenas diálogos melosos e melancólicos. São as referências que Vitor insere que fazem a série ter personalidade própria. Jogos de RPG, o filme “Rocky, o lutador”, pastéis, empadas, churrascos e muita conversa com os amigos e amigas a respeito de relacionamentos fracassados. Isso tudo cativou esses novos leitores de quadrinhos.

Isso é excelente. Assim como a combinação dos “desenhos fofos” de Vitor, que sabe muito bem usar a linguagem e a narrativa das tiras para dar ritmo a história.

image descriptionE se você está se perguntando se eu sou contra quadrinhos fofos, a resposta é não. Mas como diz o Mário no final do editorial “não que a sensibilidade seja em si um pecado, é que ela não deve ser o objetivo principal de uma boa história”.

Para nossa sorte e de muitos leitores, Valente Por Opção é uma boa HQ.

Valente Por Opção
Editora Panini
Autor: Vitor Cafaggi
Acabamento: brochura
12 x 23 cm
112 páginas
R$ 14,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/02/capa-valente-por-opcao-1024x525.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/02/capa-valente-por-opcao-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbPanini,Valente Por Opção,Vitor CafaggiNo editorial do jornal Graphiq de agosto de 2014, meu amigo Mário Latino escreve 'há algo realmente diferente nos quadrinhos por aí. São os quadrinhos sensíveis e fofos destinados, talvez a cativar um público que até agora não se interessou por gibis.” A série Valente, de Vitor Cafaggi, é um...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe