O personagem Val, criado pelo roteirista Vagner Francisco em 2001, surgiu em fanzines e com o tempo, migrou para a web, tornando-se uma publicação quase regular na internet. Seu nome advém do ator Val Khilmer (que viveu Bruce Wayne em Batman Eternamente e Iceman em Top Gun) e a presença dessas inusitadas referências cinematográficas, entre outras, me soam familiar ao ler Val O Consultor de Relacionamentos.

Particularmente, só há alguns dias eu assisti Hitch O Conselheiro Amoroso (2005), longa metragem estrelado por Will Smith (Eu Sou A Lenda, Eu, Robô), mas tive a impressão de que a HQ lançada durante o 7º Festival Internacional de Quadrinhos (2011) flertava com o plot do filme desde o início. Mas que sejam guardadas as devidas proporções, naturalmente!

Na trama, o garoto Clésio, um “looser” por excelência, descobre na internet sobre o famigerado Val e decide contratar seus serviços para se dar bem no amor. Não sei se assistiram a referida comédia romântica de Smith, mas saibam que Val não é como Hitch. Visualmente oitentista, ele é uma mistura de Stallone Cobra com a personalidade de… digamos… Macunaíma, o herói sem caráter, sucesso da literatura brasileira adaptado também para a telona, tendo como protagonista o saudoso Grande Otelo.

Mercenário de primeira, a consultoria de Val conduz Clésio a uma situação mais inacreditável e infame que a outra – diferente do que Hitch se propõe a fazer por seus clientes – e são justamente as encrencas que tornam a HQ fantasiosa e brasileira. Mas é no desfecho que a trama abandona quaisquer referências cinematográficas para dar espaço aos melhores e mais originais momentos da leitura – ainda que tais momentos sejam plenamente calcados no que pode haver de mais real e ordinário na história de duas pessoas.

Val O Consultor de Relacionamentos é ilustrada pelo mineiro Eric Ricardo de maneira bem intencionada, quase informal, livre de muitos dos ditames dos estilos em voga no circuito mainstream – em suma, uma arte bela e livre. Totalmente colorida e com uma impressão excelente, a edição destoa graficamente do que é praticado pela maior parte dos independentes – fator muito positivo e que pode ser estimulante para o mercado.

Val – O Consultor de Relacionamentos
Independente
Roteiro: Vagner Francisco
Arte: R$ 7,00
56 páginas, capa e miolo coloridos.
Contato: blogdoericricardo.blogspot.com/p/loja-virtual.html

Twitter dos autores:
twitter.com/vagnerfrancisco
twitter.com/peprpipc

Dennis Rodrigoresenha hqbHQB,resenha,Vagner Francisco,ValO personagem Val, criado pelo roteirista Vagner Francisco em 2001, surgiu em fanzines e com o tempo, migrou para a web, tornando-se uma publicação quase regular na internet. Seu nome advém do ator Val Khilmer (que viveu Bruce Wayne em Batman Eternamente e Iceman em Top Gun) e a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe