turma da mata graphic mspAcho que já havia visto as HQs da Turma da Mata no jornal que meu irmão comprava quando eu era moleque, mas na minha infância, foi mais marcante a propaganda do Jotalhão no molho quando minha mãe levava para casa. Aliás, isso fez o elefante verde, criado por Maurício de Sousa se tornar um dos garotos propaganda mais conhecidos do Brasil.

Molhos à parte, a primeira história que li da Turma da Mata, lembro que saiu no #2 da Mônica de junho de 1970, era a historinha “Um Elefante Incomoda Muita Gente”. Jotalhão vai tentar a vida na cidade grande e vira vendedor de estatuetas de marfim e conhece a Mônica e toda a sua turma. Alguns personagens da Turma da Mata só aparecem nos três primeiros quadros da história.

turma da mata graphic msp 1Depois de Astronauta, Piteco, Penadinho e outros ganharem releituras pelo selo Graphic MSP é a vez dos personagens da Turma da Mata ganharem o seu título. “Turma da Mata: Muralha” é a nona edição do projeto, e conta com a arte de Roger Cruz, roteiro de Artur Fujita e cores de Davi Calil.

De todos os títulos publicados até agora, o elefante verde mais famoso do Brasil e sua turma foram os que mais sofreram reformulações. Nesta moderna versão, houve uma cisão da Turma da Mata, tudo por causa de um precioso metal chamado “Calerium”. De um lado temos o Rei Leonino que construiu o seu reino numa montanha envolta por uma muralha intransponível e do outro lado da barreira, os habitantes da mata, que são sequestrados para trabalharem nas jazidas do raro metal.

turma da mata graphic msp 2Você leitor das antigas pode aqui levar um choque, pois essa versão do trio Fujita, Cruz e Calil lembram bem pouco às histórias originais da Turma da Mata que eram leves, com pitadas de humor e um leve sarcasmo político criticando a ditadura. O que você vai assistir num ritmo alucinante é a luta dos dois grupos e como sempre alguém quer lucrar com a disputa entre o Rei Leonino e a Turma da Mata.

Sim, há intrigas políticas e após um atentado à vida do Rei Leonino, Jotalhão (aqui um jovem escrivão filho de um grande guerreiro) vai cruzar o seu caminho com a espiã Rita Najura e fugir do castelo para encontrar os seus velhos amigos e encarar o seu destino e honrar a memória de seu pai.
turma da mata graphic msp 3Basicamente é uma história de ação, no melhor estilo de super-heróis. Isso pode desagradar a alguns que torcem o nariz para esse gênero, mas Turma da Mata vem para agregar uma coleção que permeia vários gêneros (ficção cientifica, humor, aventura), logo, não é de se espantar que essa HQ siga por esse caminho. Aliás, Roger Cruz, que apresenta ótimos desenhos e releituras dos personagens bem ousadas, ficou famoso por sua passagem nos títulos “X” da Marvel Comics nos anos 90. As cores de Calil e o roteiro de Fujita também casam perfeitamente com o desenho de Cruz, deixando o quadrinho coeso e bem finalizado.

Para finalizar vou citar algumas histórias da Turma da Mata que li quando era garoto que com certeza poderia ser bem aproveitadas nessa releitura, ou quem sabe em uma futura continuação: em dezembro de 1971 li a engraçada história do Raposão que se mete em muitas trapalhadas ao usar uma poção mágica comprada (o dinheiro da mata já era o real!) por seu compadre Coelho Caolho, o perfume atraiu muitas garotas e confusão. Em janeiro de 1972 li duas histórias, “O amor da Rita”, a formiga Rita Najura apaixonada pelo Jotalhão (algo que poderia ter sido mais explorado nessa Graphic Novel) e “A Corrida”, com Tarugo e Coelho Caolho disputando quem é o mais rápido na mata.

turma da mata graphic msp 4Não posso deixar de citar que Turma da Mata – Muralha, chegou à redação do Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop.

Intrigas, batalhas no céu e na terra, humor e aventura. A turma toda que lia quando era garoto aparece aqui, só que agora com ação do começo ao fim.

Diversão pura.

Turma da Mata – Muralha
Editora Panini Comics
Roteiro: Artur Fujita
Arte: Roger Cruz
Cores: Davi Calil
19 x 27,5 cm
82 páginas
R$ 21,90 (capa cartonada)
R$ 31,90 (capa dura)

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/01/turma-da-mata-graphic-msp-5.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/01/turma-da-mata-graphic-msp-5-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbArtur Fujita,Davi Calil,Graphic MSP,Muralha,Panini,Roger Cruz,Turma da MataAcho que já havia visto as HQs da Turma da Mata no jornal que meu irmão comprava quando eu era moleque, mas na minha infância, foi mais marcante a propaganda do Jotalhão no molho quando minha mãe levava para casa. Aliás, isso fez o elefante verde, criado por Maurício...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe