tulipio_humor_de_botequim

Tulípio é um personagem criado por Eduardo Rodrigues e Paulo Stocker, publicado numa revista homônima, em formato de bolso, com poucas páginas e distribuição gratuita em alguns bares dos bairros mais boêmios da cidade de São Paulo e em alguns pontos de cultura alternativa.

Agora, ele ganha uma edição num formato maior, com impressão em papel mais nobre, 208 páginas (!) e uma distribuição (paga) que vai lhe tornar mais acessível a leitores e bebuns de todo o país.

O único senão da edição vai para a ausência de informações, tanto dos autores da obra (não há nenhum texto sobre ou deles), quanto do próprio personagem (nenhuma referência à sua revista, sua criação e nada que informe se os cartuns aqui presentes são inéditos ou coletânea do material publicado em sua já mencionada revista).

Mas são ausências que não desagradarão os leitores, principalmente aqueles que apreciam uma bebidinha e/ou frases espirituosas. E o álbum está cheio delas. Para quem não conhece, Tulípio é um beberrão um tanto solitário que, praticamente, vive numa mesa de bar.

E, como há uma relação ainda não estudada entre filosofia e álcool (alguns artistas, filósofos e pensadores em geral eram grandes boêmios – eufemismo para beberrões – como Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes, Charles Baudelaire e tantos outros), com Tulípio isso não poderia ser diferente: ele distribui frases espirituosas ao longo de todas as páginas desta edição.

São pensamentos que abordam as mais diversas questões discutidas em mesas de bar; sem vergonha ou falso moralismo. Assim, há verdadeiros aforismos sobre vida: “Ainda não descobri o sentido da vida. Mas, pelo menos, sei que é mão única”; solidão: “Por que as mulheres da minha vida sempre me aparecem acompanhadas?”; música: “O tamborim é a oitava encarnação do gato”; situações típicas de bar: “A salada tava boa, mas a lesminha eu achei mal passada”; cantadas cretinas: “Você também tá esperando mesa? Tem uma livre lá em casa”; sabedoria de buteco: “Cerveja sem álcool só pode ser item de segurança pra quem tá fumando”; críticas ao abuso de álcool: “Essa é a fila do banheiro ou do transplante de fígado?” e frases de conteúdo machista: “Vou beber até ver duas garçonetes. Quem sabe uma delas não resolve dar pra mim”.

Só faltou a trinca de ferro: futebol, política e religião…

Completam a edição cartuns do personagem desenhados por Nani, Jaguar, Paulo Caruso, Ziraldo, Fernando Gonsales, Geppe & Maia, Zélio, Glauco e Luiz Gê. E textos sobre o universo dos bares, escritos por gente do calibre de Nei Lopes, Luis Fernando Veríssimo, Aldir Blanc, Mario Prata, Ignácio de Loyola Brandão, Xico Sá, Sócrates, Fausto Wolff e Moacyr Luz.

Importante deixar claro que não se trata de um álbum de quadrinhos. São cartuns que ocupam uma página cada, sempre com uma frase espirituosa – algumas em relação tão íntima com os desenhos que ficaria muito estranho publicar aqui apenas o texto.

A obra é colorida, ao menos o personagem é – os cenários e demais personagens aparecem todos em preto e branco. Na verdade, o colorido deveria estar entre aspas já que Tulípio é todo trabalhado em tons de amarelo.

Mas, enfim, uma edição que diverte e alimenta nosso espírito. Ideal para acompanhar uma cervejinha no final do expediente.

Tulípio – Humor de Botequim
Autores: Eduardo Rodrigues (roteiro) e Paulo Stocker (arte). Participações especiais de Aldir Blanc, Fausto Wolff, Fernando Gonsales, Gepp & Maia, Glauco, Ignácio de Loyola Brandão, Jaguar, Luís Fernando Veríssimo, Luiz Gê, Mario Prata, Moacyr Luz, Nani, Nei Lopes, Paulo Caruso, Sócrates, Zélio, Ziraldo e Xico Sá.
Editora: Devir Livraria
208 páginas:
Data: Novembro de 2009
R$ 35,00
Contato: http://tulipio.uol.com.br/

Alexandre Manoelresenha hqbAldir Blanc,Devir,Eduardo Rodrigues,Fausto Wolff,Fernando Gonsales,Gepp & Maia,Glauco,HQB,humor de botequim,Ignácio de Loyola Brandão,Jaguar,Luis Fernando Verissimo,Luiz Gê,Mario Prata,Moacyr Luz,Nani,Nei Lopes,Paulo Caruso,Paulo Stocker,resenha,Sócrates,Tulípio,Xico Sá,Zélio,ZiraldoTulípio é um personagem criado por Eduardo Rodrigues e Paulo Stocker, publicado numa revista homônima, em formato de bolso, com poucas páginas e distribuição gratuita em alguns bares dos bairros mais boêmios da cidade de São Paulo e em alguns pontos de cultura alternativa. Agora, ele ganha uma edição num...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe