Criado por Edu Manzano em 2001 e publicado inicialmente em fanzines, o herói brasileiro chamado Tormenta foi mostrado na quase totalidade dos casos como um vigilante urbano em suas aventuras, mas a sexta edição de sua revista, que vem sendo publicada esporadicamente desde 2007, apresenta uma nova abordagem.

Aliás, a própria capa traz os dizeres “O Tormenta como você nunca viu” e isso não está lá gratuitamente, pois o vigilante veste andrajos típicos a um gladiador romano, a partir daí quem acompanha o personagem já nota as mudanças.

O editorial escrito pelo editor e roteirista José Salles explica a que vem essa incomum edição, privilegiando a presença ilustre do desenhista José Menezes, que há décadas ilustrou quadrinhos de terror e aventura como Jim da Selva e Fantasma para a Rio Gráfica e Editora (RGE).

Não obstante, são justamente as referências aos quadrinhos que compõem o currículo de renome do ilustrador de traço quebradiço e experiente que ditam o roteiro, em que o Tormenta, após mais um dia de heroísmo, é pego por um portal e teleportado para selva, onde enfrenta animais ferozes, salva uma princesa exótica de selvagens e acaba tendo que lutar numa arena como gladiador (com traje personalizado) para fugir de um casamento forçado com a soberana do reino de Fortressa.

Depois de tudo isso ele ainda se depara  com um Tiranossauro novamente no coração da floresta, momento em que a trama é interrompida com proposta de continuar na edição seguinte – um clássico final ao estilo das HQs que inspiram essa releitura, um final “cliffhanger” (como o herói escapará?).

A aventura é divertida, inusitada e certamente terá seus elementos e referências reconhecidas pela parte do público que há cerca de 30 anos acompanhava o trabalho de Menezes. Para um público mais jovem fica uma trama instigante, mas talvez um pouco datada. No entanto, como é proposta dos quadrinhos da Júpiter II romper com um estilo de fazer das editoras mainstream, está com tudo como deve ser.

Tormenta 6
Capa colorida
Miolo P & B
30 páginas
R$ 4,00
Contato: [email protected]

Dennis Rodrigoresenha hqbEdu Manzano,HQB,José Menezes,José Salles,resenha,TormentaCriado por Edu Manzano em 2001 e publicado inicialmente em fanzines, o herói brasileiro chamado Tormenta foi mostrado na quase totalidade dos casos como um vigilante urbano em suas aventuras, mas a sexta edição de sua revista, que vem sendo publicada esporadicamente desde 2007, apresenta uma nova abordagem. Aliás, a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe