Tocaia e outros quadrinhos é o título de uma coletânea de 14 HQs (sem mencionar o editorial em forma de quadrinhos) escritas e desenhadas por Gilberto Maringoni, professor, pesquisador, arquiteto por formação, doutor em história e, ufa, quadrinista.

As narrativas aqui contidas foram publicadas, originalmente, entre os anos de 1989 e 2002 em diversas revistas, como Metal Pesado, Front, Carta Capital e Kyx’93 e em publicações de países como Espanha, França e Itália.

Estão agrupadas por temas. Assim, há histórias que têm a cidade de São Paulo como pano de fundo; histórias que tratam a questão da violência; histórias de natureza biográficas e HQs que abordam uma das grandes paixões de Maringoni: Aviação.

Mas no final das contas as características que mais se destacam nas narrativas são o teor urbano e o fantástico. Como a HQ Gente Como a Gente, na qual o Minhocão (famoso complexo de vias elevadas na cidade de São Paulo) passa por dentro do apartamento de um personagem e a HQ Assim é a Vida, na qual o protagonista descobre que todas as pessoas do mundo, incluindo ele, são animais antropomorfizados.

Mesmo sendo trabalhos criados a pelo menos 8 anos, é incrível como se mantêm atual e, o mais importante, divertidos. Como o caso da HQ Trilhas Paulistanas que retrata o caos do trânsito de São Paulo, Cenários, que aborda de forma séria a questão dos moradores de rua e Acerto, que fala sobre crime organizado e corrupção.

Há histórias até experimentais, como a já citada Cenários, que se utiliza de colagens, e a HQ King Save the God, que segue mais a linha dos quadrinhos poéticos.

A arte de Maringoni varia de acordo com o conteúdo de cada HQ. Ora tende mais para o cartum, ora tem um clima noir e ora apresenta uma aquarela suave (o álbum mescla HQs coloridas e em preto e branco).

A edição, impressa em papel couchê, apresenta uma breve história das HQs com o processo de criação, os lugares onde foram publicadas e algumas curiosidades mais.

No geral, todas as histórias merecem destaque e tudo que compõe a edição mostra que Maringoni é um autor de mão cheia, com um olhar apurado do cotidiano urbano.

Tocaia e outros quadrinhos
Autor: Gilberto Maringoni
Editora Devir
112 páginas
Data: Setembro de 2009
R$ 45,00

Alexandre Manoelresenha hqbDevir,Gilberto Maringoni,TocaiaTocaia e outros quadrinhos é o título de uma coletânea de 14 HQs (sem mencionar o editorial em forma de quadrinhos) escritas e desenhadas por Gilberto Maringoni, professor, pesquisador, arquiteto por formação, doutor em história e, ufa, quadrinista. As narrativas aqui contidas foram publicadas, originalmente, entre os anos de 1989...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe