A 10ª edição da coletânea Tiras de Letra, organizada pela editora Virgo, repete a mesma fórmula da edição anterior.

Reúne 27 autores de 6 estados diferentes, mais o Distrito Federal. Cada qual com uma temática diferente, com técnicas e níveis diferentes – alguns já são conhecidos no meio dos quadrinhos, outros iniciaram-se recentemente na linguagem.

A diagramação também segue os mesmos padrões da edição anterior. Cada autor participa com 9 tiras e um pequeno texto de apresentação de sua obra divididos em 2 páginas vizinhas.

O defeito do número anterior também se repete aqui: o formato do álbum (14 x 21 cm) encolhe muitas tiras, dificultando a leitura dessas, e deveria ser repensado para os próximos números.

Mas, felizmente, as qualidades da coletânea permanecem intactas, e são muito maiores que seus defeitos: ser uma das raras publicações mix de tiras no país, servir de vitrine para diversos autores, mesclar quadrinistas novos e veteranos, preservar (e estimular) a variedade técnica e temática nas HQs brasileiras e o potencial que tem para agradar aos mais diversos públicos.

Como toda publicação mix, os destaques são subjetivos e variam de leitor para leitor. De minha parte destaco as tiras “Canibal Júnior”, de Alecrim, que, como o título sugere, gira em torno de um adolescente canibal.

“BRUMMMMM!!!”, do autor Brum, que apresenta tiras autobiográficas nas quais um chargista tem que conviver com o monstro das Olheiras (bem divertida!).

As sempre engraçadas tiras da “Turma do Xaxado”, de Antonio Cedraz, que explora o folclore e assuntos relacionados ao nordeste brasileiro.
“É Deus na fita”, em que Luigi Rocco coloca Deus em divertidas situações urbanas.

“Gil & Kim, os bem casados”, de Marcos Noel, que apresenta os prós e contras de um relacionamento.

A interessante série “DE-CO-RA-ÇÃO-E-DE-MEN-TE”, de Mastrotti, na qual um personagem com uma torneira ligada ao peito sai por ai vendendo afeto.

“Hora da bóia”, de Rice Araújo, que retrata 4 operários e um boteco imundo no horário de almoço.

Tiras de Letra – Nota 10
Autores: Airon, Alecrim, Alex Sander, Aline Silva, Antonio Cedraz, Brum, Carriero, Daniel Trezub, DJota Carvalho, Ed Sarro, Fred Martins, Gilmar, Humberto Pessoa, Ian, Luigi Rocco, Marcos Noel, Marcos Venceslau, Mastrotti, Mauricio Rett, Moisés, Pedro Krause, Rafael Dourado, Rice Araújo, Rodrigodraw, Rose Araújo, Verônica Saiki e Waldomiro Neto.
Editora: Virgo
56 páginas
Data: Dezembro de 2010
R$ 15,00

Alexandre Manoelresenha hqbAiron,Alecrim,Alex Sander,Aline Silva,Antonio Cedraz,Brum,Carriero,Daniel Trezub,Djota Carvalho,Ed Sarro,Fred Martins,Gilmar,HQB,Humberto Pessoa,Ian,Luigi Rocco,Marcos Noel,Marcos Venceslau,Mastrotti,Mauricio Rett,Moisés,Nota 10,Pedro Krause,Rafael Dourado,resenha,Rice Araújo,RodrigoDraw,Rose Araújo,Tiras de Letra,Verônica Saiki,Virgo,Waldomiro NetoA 10ª edição da coletânea Tiras de Letra, organizada pela editora Virgo, repete a mesma fórmula da edição anterior. Reúne 27 autores de 6 estados diferentes, mais o Distrito Federal. Cada qual com uma temática diferente, com técnicas e níveis diferentes – alguns já são conhecidos no meio dos quadrinhos,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe