A editora Virgo continua com sua proposta de divulgar novos e veteranos autores de tiras por meio de coletâneas mix dessa vertente, que já foi a grande responsável pela popularização das HQs. Esse nono volume reúne quinze autores de seis estados diferentes.

Cada autor participa com exatas nove tiras e um texto, que serve de apresentação de seu trabalho, divididos em duas páginas vizinhas.

Como é tradicional em publicações mix, a variedade é o grande atrativo do álbum. Há desde traços mais realistas a outros bem cartuns; autores com traços maduros de características particulares a autores com traços e composições típicos de quem esta começando na arte do desenho.

A grande maioria é excepcional, mas o amadorismo de alguns é notado pela baixa resolução de certos trabalhos (que ficam com aqueles pixels indesejados) e em tiras sem nenhum tratamento, que deixam aparente a sujeira do lápis (felizmente, esses exemplos representam a minoria do material, mas é algo a ser corrigido para as próximas edições).

A variedade, obviamente, se estende também aos temas abordados, que vão desde as tradicionais traquinagens infantis até conteúdos mais existencialistas, passando por animais antropomórficos, sarcasmo social, futebol, relacionamentos e até o dia a dia de irmãos siameses.

Cada tema agradará a um tipo de público específico; de minha, parte destaco os trabalhos de Gil de Godoy e Gabes Arrais, pois todas as tiras desses autores são engraçadas. Mas, em quase todas as páginas, é possível se deparar com boas e divertidas tiras.

O único senão vai para o formato do álbum que acaba “encolhendo” algumas tiras, dificultando a leitura e a apreciação dos desenhos.

Fora isso, é uma edição que diverte, entretém, ajuda a divulgar novos autores e serve como referência sobre a vasta produção de tiras no país.

Tiras de letra – Agora ou nunca
Autores: Alex Sander, Bira Dantas, Carriero & Borghi, Clayton Rabelo, Ed Sarro, Gabes Arrais, Gil de Godoy, Gilmar, Gilson Alvarenga, Grilo, Gisele Henriques, João Belo Jr., Julinho Sertão, Júlio César Figueira, Luigi Rocco, Marcos Venceslau, Mastrotti, Pedro Krause, Pires, Rafael Dourado, Rice Araujo, Rose Duval, Sampaio, Saravalle, Thales Gaspari, Thiago Spyked e Xavier.
Editora: Virgo
56 páginas
Data: Setembro de 2010
R$ 15,00

Alexandre Manoelresenha hqbAlex Sander,Bira Dantas,Carriero & Borghi,Clayton Rabelo,Ed Sarro,Gabes Arrais,Gil de Godoy,Gilmar,Gilson Alvarenga,Gisele Henriques,Grilo,Júlio César Figueira,João Belo Jr.,Julinho Sertão,Luigi Rocco,Marcos Venceslau,Mastrotti,Pedro Krause,Pires,Rafael Dourado,Rice Araújo,Rose Duval,Sampaio,Saravalle,Thales Gaspari,Thiago Spyked,Tiras de Letra,Virgo,XavierA editora Virgo continua com sua proposta de divulgar novos e veteranos autores de tiras por meio de coletâneas mix dessa vertente, que já foi a grande responsável pela popularização das HQs. Esse nono volume reúne quinze autores de seis estados diferentes. Cada autor participa com exatas nove tiras e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe