tempestade_crebral_ed_05_01

A quinta edição da revista Tempestade Cerebral começa com um texto que nos conta um pouco mais da história do personagem Escorpião de Prata. Em seguida, sua HQ retrata-o nos subterrâneos da cidade de Nova Luz, onde combate uma múmia (!?) no metrô. Em relação às suas histórias das edições anteriores, esta explora mais o humor do herói.

A personagem Sedna estréia nesta edição. Trata-se de uma pirata que, ao tentar roubar uma jóia, entra em choque contra uma seita religiosa. Destaque para a diagramação que ajuda a manter o pique da narrativa.

Lorde Kramus também estréia na revista com uma história que narra um duelo seu contra um ciclope de duas cabeças. O universo do personagem é muito rico e interessante, mas penso que necessite de mais páginas para contar histórias com mais ação.

A saga de Valkíria em busca da fonte da juventude chega ao fim com a heroína combatendo mais monstros fantásticos. Destaque para o bom enquadramento de Alex Genaro!

A arte da Guerra é o novo arco de aventuras do herói Max Power. Tem uma primeira página sensacional, mas perde um pouco de fôlego no decorrer da narrativa – embora termine de modo surpreendente.

Penso que seria bom colocar o logo de cada personagem no início das histórias, para não confundir o leitor que ainda não os conheça (as HQs de Sedna e Lorde Kamus começam só com o título da história, sem menção aos personagens – conhecemos Sedna apenas na quinta página de sua HQ).

tempestade_cerebral_ed_05_02

Mas os grandes destaques da edição são as mudanças que apresenta em relação aos números anteriores:

A começar pelo preço que volta a ser de R$ 4,00. Embora a edição anterior fosse comemorativa e com oito capas, ficava um preço salgado para atrair novos leitores.

O logo também mudou. Não sei dizer se ficou melhor ou pior; certamente este ocupa menos espaço, mas, talvez, seja hora de investir numa fonte própria…

A ausência de editorial talvez seja uma medida para deixar a revista com a mesma cara das publicações estadunidenses de super-heróis que, devido a freqüência com que são lançadas, não necessitam de textos de apresentação. Desejo que o mesmo aconteça com a Tempestade Cerebral.

No lugar do editorial há um resumo das HQs presentes na edição e um apanhado do que ocorreu com esses personagens nas edições anteriores, para ninguém ficar perdido nas histórias. Os leitores também foram brindados com a volta da seção de correspondências (uma parte fundamental para a edição por deixá-la mais próxima de seu leitor, dando-lhe voz e conhecendo suas opiniões).

A ausência – inexplicada – da HQ de Força Mística é uma mudança que devo classificar como negativa. A revista demora um tempo considerável para sair e se já era difícil lembrar o que ocorreu nas edições passadas, esperar pela próxima edição (estimada para julho!) é tempo demais para os leitores manterem interesse pela HQ. Imagino que foi uma medida do editor Alex Mir para reduzir o número de HQs com continuação e abrir mais espaço para novos personagens, mas é uma atitude ruim para a personagem e para os leitores que a acompanham.

A presença de um mini-pôster de Valkíria é uma novidade muito legal e mais um brinde para o público. Muito boa iniciativa – nas próximas edições, seria interessante colocar também o logo da revista no pôster.

A ausência do conceito flip-flap é uma mudança que não influencia em nada a qualidade das histórias, mas era um diferencial na revista e, penso eu, que as diferenças deveriam ser mais preservadas e estimuladas – ainda mais num meio como os quadrinhos onde muita coisa é cópia de muita coisa. É um conceito que poderia ser melhor explorado – de preferência se conseguisse envolver a narrativa de uma ou mais histórias.

Podemos perceber, com essas mudanças, que a revista está experimentando e se renovando constantemente (sempre despertando a curiosidade sobre o que virá nas edições posteriores) tendo como meta o acerto ideal para agradar cada vez mais seus leitores.

Ótimo! Que continue sempre com esse espírito.

Tempestade Cerebral nº5
Autores: Alex Genaro, Alex Mir, Dark Marcos, Eloyr Pacheco, Gil Mendes, Jader Corrêa, Kal Moon, Laudo Jr., Lucas Tanaka, Luke Oliver, Marcelo Salaza, Márcia Casaqueviti, Marcos Franco, Omar Viñole e Simião. Capas: Caio Majado, Jader Corrêa e Matias Streb.
Revista Independente
Nº de páginas: 48
Data: Abril de 2009
Preço: R$ 4,00
Contato: [email protected]

Alexandre Manoelresenha hqbAlex Genaro,Alex Mir,Caio Majado,Dark Marcos,Eloyr Pacheco,Gil Mendes,Jader Correa,Kal Moon,Laudo Jr.,Lucas Tanaka,Luke Oliver,Marcelo Salaza,Marcos Franco,Matias Streb,Márcia Casaqueviti,Omar Viñole,Simião,Tempestade CerebralA quinta edição da revista Tempestade Cerebral começa com um texto que nos conta um pouco mais da história do personagem Escorpião de Prata. Em seguida, sua HQ retrata-o nos subterrâneos da cidade de Nova Luz, onde combate uma múmia (!?) no metrô. Em relação às suas histórias das...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe