subterraneo_especial_5

Um colapso no espaço-tempo-continuum é a deixa para reunir numa única história os principais personagens do zine subterrâneo, nesta 5ª edição especial.

No ano de 2742 os cientistas resolveram clonar os maiores gênios da física e da matemática do século XX a fim de que eles pudessem comprovar a existência das 10 dimensões que se acreditavam possíveis até então.

O plano obtém êxito e os cientistas clonados criam o Dodecaedro Infinito – um gerador de energia poderoso o suficiente para se viajar entre todas as dimensões, no espaço e no tempo.

Entretanto, no esforço para se criar tal objeto, o cientista Niel Henrick David Bohr acaba enlouquecendo e resolve usar o Dodecaedro para misturar o tempo de todas as dimensões, acreditando que o caos gerado por tal atitude o permitisse ver a face de Deus.

Comandados por Albert Einstein, os heróis do subterrâneo (Bucha, Derek, Franco, Pária, Piratas e Sideralman) têm a missão de destruir o Dodecaedro antes que o objeto gere energia suficiente para destruir todos os universos (e olha que, pra confiar o futuro dos universos a esses personagens, a situação deveria estar caótica mesmo!).

O roteiro simples, divertido e eficiente, nos dá a oportunidade rara de ver estes personagens numa trama única e longa, além de explorar muito bem as diferenças na personalidade de cada um deles – fato difícil nas histórias do zine em que eles estão cada um em seu universo e em curtas aparições.

A edição é bem cuidada, com espaço para todos os desenhistas, uma rápida biografia dos cientistas clonados (embora nem todos tenham uma participação de destaque na história), um competente texto de apresentação, impressão de qualidade e uma interessante homenagem aos super-heróis brasileiros do passado e do presente.

O único senão vai para a capa cujo desenho, composição e cores não são lá muito atraentes.

Mas, o mais importante, é que o grupo é um exemplo para todos aqueles que querem seguir carreira com quadrinhos autorais. Em vez de se queixar por falta de espaço, o grupo criou um zine – modesto, é verdade – mas que lhes permite criar, experimentar a linguagem, fazer contatos e, o mais importante, se manterem sempre produzindo.

Como seis cabeças pensam melhor que uma, toda essa bagagem adquirida permitiu ao grupo ousar e experimentar ainda mais, conseguindo mais espaço e tendo melhores idéias – resultando nestas edições especiais.

E em todas as outras edições que, com certeza, virão.

Subterrâneo especial nº5
Leonardo Santana (roteiro), Luigi Colafigli, Márcio Garcia, Marcos Venceslau, Paulo Mansur e Will (desenhos).
Revista Independente
Nº de páginas: 28
Agosto de 2009
R$ 4,00
subterrâ[email protected]

Alexandre Manoelresenha hqbAlbert Einstein,Bucha,Derek,Dodecaedro,Franco,HQB,Leonardo Santana,Luigi Colafigli,Marcos Venceslau,Márcio Garcia,Niel Henrick David,Paulo Mansur,Pária,Piratas,resenha,Sideralman,Subterrâneo,WillUm colapso no espaço-tempo-continuum é a deixa para reunir numa única história os principais personagens do zine subterrâneo, nesta 5ª edição especial. No ano de 2742 os cientistas resolveram clonar os maiores gênios da física e da matemática do século XX a fim de que eles pudessem comprovar a existência...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe