resenha_hqb_subterraneo_coletivo

O Subterrâneo é um zine que existe desde 2004 e, depois da entrada e saída de alguns participantes, estabilizou-se com o atual quadro de integrantes: Luigi Colafigli, Márcio Garcia, Marcos Venceslau, Mário Silva, Samuel Bono e Will.

Depois da conquista do HQMIX de melhor fanzine de 2006, o grupo percebeu que era hora de implantar algo novo, mas que não mudasse as características do seu trabalho.

Entre as edições 20 e 24, a solução encontrada foi convidar alguns roteiristas (Daniel Esteves, Eloyr Pacheco, Harriot Júnior, Leonardo Melo e Leonardo Santana) para elaborarem histórias que envolvessem, de alguma forma, todos os personagens regulares da publicação.

O resultado desses convites foi reunido agora nesta edição.

Foi um trabalho bem planejado, com bom design, a presença dos currículos de todos os envolvidos e ilustrações, estilo capa de CD, que servem para iniciar o arco da história de cada roteirista – que ficaram bem legais, diga-se de passagem. Mas o grupo perdeu uma ótima oportunidade de fazer a coletânea com a mesma diagramação do zine (que é o grande diferencial no trabalho do grupo: uma folha A4 dobrada de um modo muito original), preferindo adotar uma diagramação mais tradicional de uma página para cada desenhista.

A variação entre páginas verticais e horizontais exige certo manuseio do leitor, é verdade, mas nada que se compare com o zine, que é muito mais interessante.

As histórias? Bem, é preciso ter em mente que se trata de um baita desafio: contar uma história no espaço de uma folha sulfite (frente e verso) com personagens que variam no período histórico e nos gêneros de aventura, policial e super-herói (tentem fazer isso em casa, é um bom exercício de narrativa).

Por isso, não se pode esperar histórias de uma profundidade marcante e sim algo semelhante ao humor rápido das tiras. Mas, todos se saíram bem no que se propuseram a fazer.

Daniel Esteves e Leonardo Santana utilizaram-se de lendas e mistérios que ultrapassam os séculos e despertam a curiosidade do leitor. Eloyr Pacheco narra a história de alguns extra-terrestres de vida longa que precisam de um raro combustível para voltarem a seu planeta – a HQ termina de maneira hilária!

Mas, os destaques ficam com Leonardo Melo, que criou uma história que envolve todos os personagens ao mesmo tempo (!) – utilizando uma boa dose de ação; e Harriot Júnior, cuja história é sobre uma entidade liberada pelos Piratas (personagens de Marcos Venceslau) e que se espalha, em forma de mancha cinza, por todas as páginas dos outros personagens, necessitando de uma diagramação e dobra semelhante à do zine.

E ainda tem gente que diz que no Brasil não existem bons roteiristas…

Subterrâneo – Coletânea roteiristas convidados
Autores: Luigi Colafigli, Márcio Garcia, Marcos Venceslau, Mário Silva, Samuel Bono e Will (desenhos); Daniel Esteves, Eloyr Pacheco, Harriot Júnior, Leonardo Melo e Leonardo Santana (roteiros) e Paulo Mansur (ilustrações).
Revista Independente
Nº de páginas: 36
Data: Fevereiro de 2009
Preço: R$ 4,00
Contato: subterrâ[email protected]

Alexandre Manoelresenha hqbDaniel Esteves,Eloyr Pacheco,Harriot Junior,Leonardo Melo,Leonardo Santana,Luigi Colafigli,Marcos Venceslau,Márcio Garcia,Mário Silva,Paulo Mansur,resenha hqb,Samuel Bono,Subterrâneo,WillO Subterrâneo é um zine que existe desde 2004 e, depois da entrada e saída de alguns participantes, estabilizou-se com o atual quadro de integrantes: Luigi Colafigli, Márcio Garcia, Marcos Venceslau, Mário Silva, Samuel Bono e Will. Depois da conquista do HQMIX de melhor fanzine de 2006, o grupo percebeu...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe