solar-historia_de-origem-Wellington-SrbekComo disse Joseph Campbell: “não precisamos correr sozinhos os riscos da aventura, pois os heróis de todos os tempos a enfrentaram antes de nós.”

O herói aqui em questão é brasileiro da gema. Em 2009 lendo uma revista sobre quadrinhos na casa de um amigo, me deparei com uma revista independente chamada Solar. O curioso é que quando eu era menino, meu irmão colecionava um gibi com o mesmo nome. Foi um dos primeiros que li quando entrei na escola em 1966, mas não entendi patavina.

O Solar do meu irmão foi editado pela Ebal, e para mim o atrativo principal era o uniforme magenta se destacando num gibi P&B. Solar o homem-átomo era a típica aventura da era da Guerra Fria. Já o Solar de Wellington Srbek tem relação com o Sol e não com a energia nuclear como o outro e em várias culturas ele era adorado como um deus.

Mas também o que difere esse Solar mais contemporâneo seja o caminho do herói, e não, não estou me referindo ao segundo título dessa nova leva das histórias do personagem e sim do seu criador, o mineiro Wellington Srbek.

solar-caminho-do-heroi-Wellington-SrbekCriado em 1994, o personagem Solar ralou para ser reconhecido. Depois da sua estreia, em 2009, Gabriel Nascimento, nome do personagem principal, ganhou uma repaginada e foi reconhecido como um autêntico herói brasileiro. Vinte anos depois, em 2014, a série foi mais uma vez renovada com novo roteiro e desenhos refeitos. Finalmente Solar encontra o seu lugar ao Sol.

Srbek nunca deixou de acreditar no personagem e no que ele poderia representar e atingir. Percorrer o caminho difícil de publicar e cativar o público são para pouco que tem essa coragem. Para esse desafio, o escritor e professor de história chamou Abel Vasconcellos e Cleber Campos como parceiros e ainda lançou o selo independente Mais Quadrinhos. Não basta acreditar, tem que construir e batalhar.

Em menos de um ano, essa nova versão de solar que nos é apresentada também com uma boa edição e produção gráfica de alta qualidade já está em seu segundo título. Já é possível encontrar nas livrarias e lojas especializadas as HQs Solar: História de Origem e Solar: O Caminho do Herói.

História de Origem reconta e remonta a origem dos poderes de Gabriel Nascimento, um jovem que levava uma vida comum, até o dia em que descobriu possuir incríveis habilidades incríveis. No primeiro volume, quando Gabriel coloca suas mãos sobre uma pintura rupestre dentro de uma gruta, ele sofre um desmaio e quando acorda ele lembra de sair do seu corpo e estar em outra dimensão.

solar-historia_de-origem-Wellington-Srbek-2Na manhã seguinte nosso herói parte para a ação e ao salvar um garoto recorda que seu pai era o líder espiritual da tribo amazônica Coracipor, “o povo do Sol”, então as coisas começam a acontecer. A figura misteriosa do mago Zarkam entra em cena e faz a namorada de Gabriel, Cristiane entrar em coma e manda um presente sinistro para a mãe do herói. Será possível enfrentar desafios e encontrar seu destino e proteger as pessoas que ama?

Já no segundo volume, O Caminho do Herói, Gabriel descobre que tem um caminho a trilhar e um poderoso inimigo para enfrentar: desmatamentos, queimadas e genocídio de tribos. A batalha de Solar contra esses e outros crimes está só começando. Aqui percebemos que Srbek tem um plano para o futuro do herói e como esse seu retorno veio no momento certo. Uma história contemporânea com um tom de consciência. Nada mais apropriado para um herói de poderes xamânicos oriundos do Sol.

Vida mais longa ainda ao nosso herói, que já completou 21 anos de vida. Melhor do que falar é ler essa aventura com muita ação e reflexão.

Solar: História de Origem
Editora Mais Quadrinhos
Criação e roteiro: Wellington Srbek
Desenho e cores: Abel Vasconcellos
Balonamento: Cleber Campos
Capa cartonada
56 páginas em cores
19 x 28 cm
R$ 19,90

Solar: O Caminho do Herói
Editora Mais Quadrinhos
Criação e roteiro: Wellington Srbek
Desenho e cores: Abel
Balonamento: Cleber Campos
Capa cartonada
40 páginas em cores
19 x 28
R$ 15,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/08/solar-caminho-do-heroi-Wellington-Srbek-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/08/solar-caminho-do-heroi-Wellington-Srbek-2-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbAbel Vasconcellos,Caminho do Herói,Cleber Campos,História de Origem,Mais Quadrinhos,Solar,Wellington SrbekComo disse Joseph Campbell: “não precisamos correr sozinhos os riscos da aventura, pois os heróis de todos os tempos a enfrentaram antes de nós.” O herói aqui em questão é brasileiro da gema. Em 2009 lendo uma revista sobre quadrinhos na casa de um amigo, me deparei com uma revista...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe