solar_capa

Solar é um personagem criado por Wellington Srbek em 1994. Depois de 14 HQs, publicadas até 1998, o autor achou que era hora de reformular o personagem e começou a trabalhar numa história mais bem construída para ele.

O resultado podemos conferir agora nesta revista: Solar – Renascimento, a nova fase (e nova origem) do personagem.

Tudo começa quando Gabriel e sua esposa, Cris, estão num passeio turístico admirando as enigmáticas pinturas rupestres da Gruta da Água Funda. Gabriel se sente atraído por um das pinturas e ao tocá-la, desmaia. Quando acorda ele já possui o poder de voar – a HQ não menciona mais nenhum outro poder do personagem.

À partir daí, ele sai voando pelos ares de Belo Horizonte – cidade na qual Gabriel reside – e, eventualmente, tem a oportunidade de usar seu poder para ajudar os mais necessitados. A notícia sobre um homem voador rapidamente se espalha pela cidade. Ao reconhecer a silhueta do filho nas fotos desfocadas do jornal, Sofia, mão de Gabriel, decide que é hora de revelar o passado para seu filho.

Gabriel descobre, então, que seu pai foi um líder espiritual da tribo dos Coracipos – o povo do Sol –, que a cicatriz em forma de Sol no seu peito é a marca dos pajés da tribo e que a aldeia foi destruída por garimpeiros gananciosos.

A HQ termina de forma confusa em meio a uma exposição de máscaras africanas.

Os desenhos de Rubens Lima são competentes e alcançam bons momentos, principalmente nas cenas que retratam pontos famosos de Belo Horizonte e quando o desenhista utiliza de hachuras ou se dedica a cenários detalhados – coisas que faltam em alguns momentos, como nas cenas de vôo de Solar.

O roteiro ficou insosso. Falta um objetivo maior no personagem para que o leitor tenha interesse em acompanhá-lo ao longo das páginas. Em nenhum momento nos deparamos com a ideologia ou a linha de pensamento de Gabriel, tampouco com seu estilo de vida (as poucas cenas no trabalho ou em casa com sua esposa não são suficientes), por isso, não conseguimos nos identificar nem sentir empatia por ele – nem mesmo com seu passado trágico.

Embora o Brasil seja uma mistura de povos e culturas, as referências à cultura africana, indígena e pinturas rupestres me pareceram pouco elaboradas e sem nenhuma relação uma com as outras.

Ainda que se possa prever futuras batalhas em defesa dos povos indígenas e outros conflitos do tipo, por esta edição, a história parece pouco promissora.
Mas, como Srbek já produziu trabalhos de qualidade, há ainda a possibilidade dele achar o rumo certo para a revista. Torço para que isso aconteça já no próximo número.

Solar – Renascimento
Autores: Wellington Srbek (roteiro) e Rubens Lima (desenhos)
Revista Independente
Nº de páginas: 52
Data: Abril de 2009
Preço: R$ 5,00
Contato: www.maisquadrinhos.com.br

Alexandre Manoelresenha hqbHQB,Renascimento,resenha,Rubens Lima,Solar,Wellington SrbekSolar é um personagem criado por Wellington Srbek em 1994. Depois de 14 HQs, publicadas até 1998, o autor achou que era hora de reformular o personagem e começou a trabalhar numa história mais bem construída para ele. O resultado podemos conferir agora nesta revista: Solar – Renascimento, a nova...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe