A história já é muito conhecida: Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. Dos clássicos de Shakespeare, um dos meus preferidos!

Romeu e Julieta é uma HQ da editora Nemo que faz parte da Coleção Shakespeare em Quadrinhos. Com essa coletânea a editora teve uma iniciativa bem bacana: trazer as histórias do autor inglês com uma visão gráfica diferente, sempre pelas mãos dos talentos brasileiros.

E é justamente o que você encontra nessa edição. As talentosas Marcela Godoy e Roberta Pares tiveram uma percepção feminina sobre o romance e através da arte escolhida para ilustrar a clássica tragédia, no caso o mangá, o leitor realmente vai conseguir se aproximar e se identificar mais com os personagens.

A dupla soube aproveitar o enredo da história e o cenário a cidade de Verona para dar uma visão bastante romântica, que foi idealizada objetivamente na arte de Roberta Pares. Resultado: um álbum com um charme encantador!

É inegável o poder de comunicação e aceitação que os mangás têm, sem contar a flexibilidade de atingir a qualquer tipo de público, mas não adiantaria nada disso se os aspectos criativos não se destacassem nesta HQ, e o grande ponto forte dessa edição é que Marcela, responsável pelo roteiro, nos conta a história com muita naturalidade e fluidez. Ler Shakespeare nunca foi tão gostoso!

Shakespeare não é uma leitura fácil, isso todos sabemos. Mesmo já sendo muito conhecida a história da família Montecchio e da família Capuleto, que vivem em constantes conflitos, e como a trama se intensifica quando Romeu encanta-se por Julieta, e os jovens decidem viver o seu grande amor proibido, ainda há gente que torce o nariz só de pensar em começar a ler.

Essa versão de Romeu e Julieta é inovadora, sendo sem dúvida uma das melhores adaptações do clássico de William Shakeaspeare. Agrada Capoletos e Montéquios. Está tudo lá: o conflito de duas famílias poderosas e que são inimigas mortais, as juras de amor eterno, as lutas, as frustrações, os medos e os sentimentos típicos dos adolescentes do épico clássico.

Não deixem de ler. Recomendadissimo! Além de ser um ótimo presente, o álbum também é uma importante ferramenta pedagógica. Com certeza a aceitação do clássico não será mais monótona para os que estão iniciando e será bem mais divertida para os que já conhecem.

Que me perdoem os rapazes, mas para ilustrar e narrar tão bem um romance Romeu e Julieta tinha que ser uma produção realizada por mulheres! rs.

Romeu e Julieta
Editora Nemo
Coleção Shakespeare em Quadrinhos
Roteiro: Marcela Godoy
Ilustração: Roberta Pares
Capa cartonada
Colorido
20cm x 28cm
64 páginas
R$39,00

Thina Curtisresenha hqbHQB,Nemo,resenha,Romeu e Julieta,William ShakespeareA história já é muito conhecida: Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. Dos clássicos de Shakespeare, um dos meus preferidos! Romeu e Julieta...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe