Quebra Queixo é um personagem criado por Marcelo Campos em 1983, mas publicado pela primeira vez apenas em 1992.  Surgiu como um exercício narrativo (focado em histórias curtas para que suas páginas fossem objetivas e funcionais, como os melhores desenhos animados são) e uma sátira ao gênero de super-heróis.

Com o tempo, Campos passou a disponibilizá-lo para que os alunos da escola Quanta Academia de Artes (do qual ele é dono) pudessem ter algum trabalho publicado durante o tempo de curso. Depois de passar por algumas editoras, como Vidente e Brainstorm, esse é o terceiro volume dessa série publicado pela editora Devir.

Quebra-Queixo é um herói durão (mas durão mesmo, do tipo que bate em mulheres e crianças) que trabalha para a Força Zero, um bando de super-heróis que combatem o crime na cidade de Nova Fronteira.

As nove histórias reunidas aqui (a edição não deixa claro se são inéditas ou não) estão repletas de ação, pancadaria e, principalmente, bom humor. Mas é um humor muito mais abrangente, não se limitando apenas à sátira, assim qualquer um pode ler e se divertir com suas histórias sem necessariamente conhecer o gênero que elas satirizam.

Só para vocês terem uma idéia do tipo de humor das histórias, cito como exemplo a HQ “Meu Herói”, na qual uma modelo contrata o Quebra-Queixo (carinhosamente chamado de Q-Q por grande parte dos personagens da publicação) como guarda costas para protegê-la do M.I.R.R.A.J. (Modelos invejosas rancorosas radicais-ativas juvenis), uma organização terrorista cujo objetivo é destruir a carreira das modelos que não fazem parte da corporação. A grande arma do grupo é uma bomba capaz de retirar das pessoas atingidas todos os efeitos de cirurgia plástica, maquiagem, botox etc. deixando-a com sua imagem original (imaginem o mal que essa bomba faria para a televisão brasileira!).

Há muitas outras histórias engraçadas na edição, mas contá-las estragaria o prazer e a surpresa ao lê-las.

A arte, como não poderia deixar de ser (afinal, além dos alunos, muitos professores da Quanta também participam da edição), é muito competente e mesmo variando entre os estilos mais realistas e os mais cartuns, mantêm o clima noir que combina perfeitamente com pancadaria.

Mas o grande destaque mesmo vai para o universo da série. Quebra-Queixo vive numa cidade futurista repleta de recursos tecnológicos e tão grande, mas tão grande, que é tratada pelo termo “mega-megalópole” e seus bairros são verdadeiras cidades estados cada um com suas particularidades que possibilita uma gama infinita de temas a serem tratados nas histórias, há o bairro de Favelópolis, Buracópolis, o bairro pré-histórico, a Zona Morta, o Barra Braba, Peladinho, Jardim Éden, Charcos Químicos e muitos outros.

Completando esse universo, a galeria de personagens é fantástica (perdendo apenas, em bizarrice, para a galeria de personagens do Batman e do Dick Tracy) com a presença de Madre Gretchen (líder da Sagrada Ordem das Madres Mutantes), Zédulixo, Broto Colossal, Rei da Guitarra, Pai Santo Zambelê, Rei Momo e muitos outros. Sem contar os grupos de heróis ou vilões como a Jovem Guarda, o M.I.R.R.A.J., os Zumbis Mutantes Metaleiros etc.

Infelizmente, assim como acontece com os bairros, nem todos esses personagens aparecem nesta edição – fato que só aumenta a vontade de ler novas histórias do Q-Q e de buscar suas edições anteriores.

Quebra-Queixo Techorama volume 3 é uma ótima publicação, repleta de ação, pancadaria e, principalmente, bom humor.

Quebra-Queixo Technorama vol. 3
Autores: Alexander Santos, Amilcar Pinna, André Valente, Arthur Fujita, Davi Calil, Eduardo Ferigato, Fabrício Cuppari, Fernando Cintra, Flávio Luiz, Jefferson Costa, Marcelo Campos, Nuno Duarte, Ocatvio Cariello, Pedro Poitier, Rafael de Oliveira, Ronaldo Barata, Sergio Codespoti  e Tainan Rocha.
Editora: Devir
128 páginas
Data: Março de 2010
R$ 18,00

Alexandre Manoelresenha hqbAlexander Santos,Amilcar Pinna,André Valente,Arthur Fujita,Davi Calil,Devir,Eduardo Ferigato,Fabrício Cuppari,Fernando Cintra,Flávio Luiz,HQB,Jefferson Costa,Marcelo Campos,Nuno Duarte,Ocatvio Cariello,Pedro Poitier,Quebra-Queixo Techorama,Rafael de Oliveira,resenha,Ronaldo Barata,Sérgio Codespoti,Tainan RochaQuebra Queixo é um personagem criado por Marcelo Campos em 1983, mas publicado pela primeira vez apenas em 1992.  Surgiu como um exercício narrativo (focado em histórias curtas para que suas páginas fossem objetivas e funcionais, como os melhores desenhos animados são) e uma sátira ao gênero de super-heróis. Com...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe