promessas_01

Promessas de Amor a Desconhecidos Enquanto Espero o Fim do Mundo é uma séria em 12 capítulos divididos em 3 volumes que começou a ser divulgada pela internet, com download gratuito, e chega agora à sua versão impressa.
A trama começa com a polícia procurando os membros de um grupo denominado Jolly Roger, acusados de explodirem uma bomba num prédio do governo matando 56 pessoas.

Daí até o final desta edição, Pedro Franz apresenta outros personagens da história, o universo envolvendo a série, algumas pistas (que, evidentemente, farão ligações com as edições posteriores) e diversas referências, das quais eu destaco as manifestações populares em Florianópolis – cidade na qual o autor nasceu e vive.

O trabalho tem uma forte carga política; guardado às suas devidas proporções, lembra um pouco V de Vingança (do Mestre Alan Moore e David Lloyd) por explorar as controversas entre os acontecimentos reais e o que a mídia (amparada pelo governo) transmite à população. Outra semelhança é o fato dos membros do Jolly Roger usarem máscaras, como o personagem V na obra citada, com a diferença que aqui as máscaras têm formatos de caveiras.

Mas o grande destaque fica com a parte gráfica. Os desenhos de Franz lembram tanto Lourenço Mutarelli quanto Samuel Casal (principalmente pelo abuso das hachuras), mas também carregam personalidade própria como o uso competente de retículas e uma diagramação que varia do tradicional “muro de tijolos” (quadros de mesmo tamanho organizados simetricamente na página) a algo mais próximo dos quadrinhos psicodélicos. Tudo, claro, de acordo com o conteúdo da história naquele momento.

De quebra, o autor foge constantemente do lugar comum, tradicional em quase todos os trabalhos de quadrinhos, como no título da HQ, nas capas diferenciadas e no uso de fontes.

A internet propicia uma relação interessante com os fãs e Franz (sem trocadilho) utiliza isso muito bem ao pedir para que seus leitores enviem fotos 3×4 para que ele possa pintar caveiras em seus rostos, transformando todos em membros do grupo Jolly Roger e criando uma relação preciosa e rara entre autor e público.

Agora com a versão impressa, que conta com o apoio de leis públicas do estado de Santa Catarina, começa a fase de expandir esse público.

Por ser uma obra seriada, ainda não dá para saber o que o autor prepara para os próximos números, mas todas as referências contidas nesta edição e a qualidade da parte gráfica são suficientes para esperarmos uma boa obra.

Parabéns ao autor pela ousadia!

Promessas de Amor a Desconhecidos Enquanto Espero o Fim do Mundo nº1
Autor: Pedro Franz
Revista Independente
68 páginas
Data: Março de 2010
R$ 10,00 (ou download gratuito no site do autor)
Contato: http://sobreofim.wordpress.com/

Alexandre Manoelresenha hqbHQB,Pedro Franz,Promessas de Amor a Desconhecidos,resenhaPromessas de Amor a Desconhecidos Enquanto Espero o Fim do Mundo é uma séria em 12 capítulos divididos em 3 volumes que começou a ser divulgada pela internet, com download gratuito, e chega agora à sua versão impressa. A trama começa com a polícia procurando os membros de um grupo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe