O primeiro volume de “Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo” se destacou pela ousadia. Em diversos quesitos (arte, diagramação, fontes, título) o autor, Pedro Franz, optou por medidas que fugiam das resoluções tradicionalmente encontradas na maioria das histórias em quadrinhos.

Com esta segunda edição (reunindo os capítulos de 5 a 8, disponíveis na internet para download gratuito) o autor dá um passo além na ousadia. Muito além. Tanto que fica até difícil classificar a obra como HQ.

Ao invés de uma revista ou livro, Franz nos apresenta um envelope contendo 55 folhas soltas que compõe a história e que podem ser lidas em qualquer ordem. Sua arte continua com uma fúria gráfica admirável (sem muitos nomes, nos quadrinhos, que se possam usar como referências), lembrando muitas vezes gravuras e monotipias abstratas.

Entretanto, toda essa ousadia tem um preço. Neste caso, a história, ou melhor, a clareza da narrativa, fica prejudicada. Se na edição anterior acompanhávamos membros de um grupo terrorista sendo perseguidos pela policia, aqui não acompanhamos nada. Não há história, nem começo, nem fim, apenas meio. Apenas folhas, aparentemente avulsas, quase todas contendo textos de um lado e ilustrações do outro, como se fossem panfletos a serem distribuídos em passeatas, protestos ou confrontos.

Aliás, a sensação de estar dentro de um confronto ou tumulto é a que mais se aproxima da sensação proporcionada por essa leitura fracionada, vigorosa e confusa. Não há personagens, pelo menos não claramente, não há objetivos, não há tramas, apenas alguns borrões (no bom sentido) e textos que ficam martelando na cabeça da gente como se quisessem formar alguma doutrina ou norma de conduta.

Se essa era a intenção do autor para a edição, se saiu muito bem. Entretanto, o leitor que buscava uma resolução ou extensão da trama anterior vai se decepcionar, a menos que este leitor seja adepto das experimentações levadas às últimas consequencias.

Se tudo isso faz parte de uma trama maior, com um objetivo narrativo claro ou se o autor foi vitima de sua própria ousadia, somente a conclusão da obra poderá nos dizer.

Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo – underground
Autor: Pedro Franz
Publicação independente
55 folhas avulsas
Data: Dezembro de 2010
R$ 20,00
Contato: http://sobreofim.wordpress.com/

Alexandre Manoelresenha hqbHQB,Pedro Franz,Promessas de Amor a Desconhecidos,resenhaO primeiro volume de “Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo” se destacou pela ousadia. Em diversos quesitos (arte, diagramação, fontes, título) o autor, Pedro Franz, optou por medidas que fugiam das resoluções tradicionalmente encontradas na maioria das histórias em quadrinhos. Com esta segunda edição (reunindo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe