pieces_ed21

O segundo número de Pieces continua na mesma linha que o primeiro: Excertos da vida que tratam sobre a impossibilidade de relacionamento, solidão, sonhos e desejos que sufocam, a inexplicável melancolia num dia belo e a timidez para declarar um amor – mesmo através da internet.

É comum ver esses temas por ai tratados de forma niilista, desesperançosa e sufocante, mas sob a sensibilidade de Mario Cau, ao final da leitura nos fica a certeza de que a vida vale a pena também por esses sentimentos e momentos menos desejados.

São HQs poéticas que mergulham nas sensações dos personagens, embora haja uma HQ de narrativa mais tradicional (com objetivo, obstáculo, começo, meio e fim) – e que ficou bem bacana, diga-se de passagem.

Percebe-se o domínio artístico do autor que explora vários recursos gráficos para alcançar o clima de melancolia poética que caracteriza suas HQs. Mario Cau hora investe numa diagramação e composição mais ousadas de páginas, com um bom uso de negativos; hora usufrui das hachuras pra criar uma ilustração dramática ou uma HQ mais triste.

Em algumas ocasiões, investe todo seu talento na criação de belos cenários, noutras, retira todos os detalhes das cenas, se concentrando em manchas negras para criar uma sensação de solidão.

Por ser uma edição curta, mas com HQs que ocupam grande espaço (como a primeira HQ que, por exemplo, possui 13 páginas), a leitura acaba sendo bem rápida, semeando em nós – ao menos em mim – o desejo de ler uma HQ mais longa do autor.

Bom trabalho.

Pieces nº2
Autor: Mario Cau
Revista Independente
Nº de páginas: 36
Data: Setembro de 2009
R$ 6,00
Contato: www.mariocau.com

Alexandre Manoelresenha hqbhistórias em quadrinhos,HQ,Mário Cau,Pieces,resenha hqb,Revista IndependenteO segundo número de Pieces continua na mesma linha que o primeiro: Excertos da vida que tratam sobre a impossibilidade de relacionamento, solidão, sonhos e desejos que sufocam, a inexplicável melancolia num dia belo e a timidez para declarar um amor – mesmo através da internet. É comum ver esses...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe