Pequenos heróis é uma homenagem que Estevão Ribeiro, autor da obra, presta aos super-heróis.  Mas não àqueles super-heróis envolvidos em sagas intermináveis, viagens interdimensionais, com poderes ilimitados e que constantemente voltam do mundo dos mortos.

O foco desta homenagem são os heróis da Era de Ouro, época em que esses personagens eram mais simples, menos poderosos, menos pretensiosos e que realizavam atos heróicos capazes de serem imitados pelas pessoas comuns que liam aquelas revistas (principalmente as crianças, que tinham na figura desses super seres um modelo de altruísmo, moral e coragem a seguir).

Não a toa, são crianças os personagens principais dessa obra, que reúne 8 histórias, 8 atos heróicos que qualquer um poderia realizar em seu cotidiano, como recuperar uma pipa perdida para seu irmão menor ou entreter uma amiga que não pode sair para brincar porque esta com a perna quebrada.

Embora as HQs tenham seus títulos relacionados a heróis da DC (editora na qual, praticamente, nasceu esse gênero) seus conteúdos são facilmente identificados por qualquer um que, na infância, tenha lido qualquer história de super-heróis (de qualquer editora) e tenha imaginado, nem que por uma fração de segundos, usar uma capa ou máscara e sair por ai combatendo o mal, a injustiça e realizando boas ações para tornar esse mundo (ao menos o ambiente em volta) um lugar melhor.

Nenhuma das histórias contém texto, afinal esses atos falam numa linguagem universal que supera qualquer barreira cultural.

Cada HQ foi desenhada por um autor diferente, com técnicas extremamente diferentes entre si, uma, inclusive, em alusão às cores chapadas e as retículas características do início dos quadrinhos estadunidenses.

Notável o fato de Estevão usar elementos não muito corriqueiros no mundo dos quadrinhos, como um personagem nigeriano, um cadeirante e uma ginasta, para narrar essa homenagem. No mínimo, uma evidência de que a Era de Ouro influenciou pessoas de diversos locais e de diversas ocupações.

Uma bela, sensível e singela homenagem aos super-heróis.

Me fez relembrar um dos motivos pelos quais eu gosto de histórias em quadrinhos.

Pequenos Heróis
Autores: Estevão Ribeiro (roteiro), Dandi & Rilk Milk, Emerson Lopes, Fernanda Chiella, Jaum, Leo Finocchi, Mario César, Rafael Salimena e Vitor Cafaggi (arte)
Editora Devir
104 páginas
Data: Setembro de 2010
R$ 29,90

Alexandre Manoelresenha hqbDandi & Rilk Milk,Devir,Emerson Lopes,Estevão Ribeiro,Fernanda Chiella,HQB,Jaum,Leo Finocchi,Mário César,Pequenos Heróis,Rafael Salimena,resenha,Vitor CafaggiPequenos heróis é uma homenagem que Estevão Ribeiro, autor da obra, presta aos super-heróis.  Mas não àqueles super-heróis envolvidos em sagas intermináveis, viagens interdimensionais, com poderes ilimitados e que constantemente voltam do mundo dos mortos. O foco desta homenagem são os heróis da Era de Ouro, época em que esses...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe