Pequeno Almanaque Gótico é  uma publicação voltada ao gênero de terror e violência urbana e reúne oito autores nesta primeira edição.

E podemos notar, logo de cara, que a capa não transmite exatamente o conteúdo da edição. Embora com um logo muito bonito, a ilustração da capa remete mais aos quadrinhos fantásticos e/ou filosóficos do que ao gênero abordado aqui.

Fora esse pequeno detalhe, a revista apresenta boas histórias dentro de sua proposta.

“Caça Caçador” (de Wellington Srbek, Fábio Turbay e Felipe Cazelli), contém um jogo interessante entre presa e predador, revelando somente no final quem é quem. Apesar do recurso, a HQ ficou muito curta (apenas 6 páginas) por isso não explora muito bem os personagens e as situações.

“Bem na fita” (de Felipe Cazelli, Thiago Tofano e Caroline Jamhour) retrata as alucinações fatais de dois jovens após ingerirem o famoso chá de fita. Destaque para a diagramação – a cargo de Caroline Jamhour – que transmite bem as visões dos jovens.

Em seguida há um texto bem interessante de Felipe Cazelli sobre o estilo gótico ao longo da história. Recomendável para quem aprecia a arte sombria e/ou grotesca.

As HQs marcam presença novamente com duas histórias curtinhas de 2 e 1 página respectivamente: Um sem título, de Felipe Cazelli e Fábio Turbay, e outra de nome “Olhos Não Esquecem”, de Leonardo Santana e Jean Okada. Por serem trabalhos muito curtos, não apresentam nenhum elemento de identificação para o leitor, beirando a violência gratuita.

Fechando a edição, o grande destaque da revista: “Escritor Fantasma” (de Robert Sodaro, Fábio Turbay e Thiago Tofano). É uma HQ que aborda aquelas chacinas que costumam acontecer nos EUA quando um cara entra em determinado local atirando para todos os lados.

Mas a HQ é mais que isso, mostrando a vida de um desses seriais killers e sua motivação em se vingar das pessoas ao seu redor. A história termina de forma surpreendente!

Embora não tenha mais tantas edições dedicadas ao gênero no país como a 3 décadas atrás, o terror ainda ocupa espaço marcante na cena nacional dos quadrinhos e o Pequeno Almanaque Gótico é uma prova disso.

Pequeno Almanaque Gótico nº1
Autores: Caroline Jamhour, Fábio Turbay, Felipe Cazelli, Jean Okada, Leonardo Santana, Robert Sodaro, Thiago Tofano e Wellington Srbek
Editora Mayor
28 páginas
Data: Novembro de 2007
Contato: http://almanaquegotico.blogspot.com/

Alexandre Manoelresenha hqbaroline Jamhour,Editora Mayor,fabio turbay,Felipe Cazelli,HQB,Jean Okada,Leonardo Santana,Pequeno Almanaque Gótico,resenha,Robert Sodaro,Thiago Tofano,Wellington SrbekPequeno Almanaque Gótico é  uma publicação voltada ao gênero de terror e violência urbana e reúne oito autores nesta primeira edição. E podemos notar, logo de cara, que a capa não transmite exatamente o conteúdo da edição. Embora com um logo muito bonito, a ilustração da capa remete mais aos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe