resenha_hqb_os_passaros

Os passarinhos são uma série de tiras criadas em 2009 por Estevão Ribeiro e publicadas diariamente em seu site. Agora, as primeiras 100 tiras (incluindo uma breve aparição de Neil, ops, Piu Gaiman que rendeu grande repercussão na internet) ganham sua versão impressa através da Balão editorial, que faz sua estréia no mercado.

As tiras contam, num humor simples e muito engraçado, o dia a dia de Hector, um pássaro acima do peso (fato que o deixa parecido com o Pikachu) que sonha em ser escritor, que encara os empregos mais humilhantes para pagar as contas e tem como amigo Afonso, uma espécie de Lula Molusco de penas, que está sempre irritado com Hector, mas não consegue viver longe dele.

Os dois têm que lidar também com gatos, gaiolas, velinhas que jogam pipoca no parque e com os relacionamentos, virtuais ou não, de Hector, que se apaixona facilmente por beija – flores, avestruzes, águias e até peixes (!).

Além do humor, Estevão se revela também bom conhecedor da linguagem dos quadrinhos ao utilizar, em algumas ocasiões, de forma bem bacana os balões de pensamento, a metalinguagem e outros recursos da HQ.

O álbum conta com apenas uma tira por página, fato que o deixa com um formato aparentemente bem frágil, por isso dá vontade de manuseá-lo constantemente, por proteção.

A edição está bem feita; o único senão vai para a diagramação que deixou algumas tiras tortas nas páginas ocasionando o corte de parte delas, mas nada que prejudique a leitura.

Ao longo do álbum, há comentários sobre as tiras feitos por jornalistas, quadrinistas, escritores e leitores que acompanham o blog. E é louvável essa atenção que o autor dá a seus leitores, agradecendo nominalmente a cada um que comprou a edição no sistema de pré-venda, ajudando a financiar parte da obra.

Os Passarinhos
Autor: Estevão Ribeiro
Editora: Balão
132 páginas
Data: Janeiro de 2010
RS 9,00
Contato: http://ospassarinhos.wordpress.com/

Alexandre Manoelresenha hqbBalão Editorial,Estevão Ribeiro,HQB,Os Passarinhos,resenhaOs passarinhos são uma série de tiras criadas em 2009 por Estevão Ribeiro e publicadas diariamente em seu site. Agora, as primeiras 100 tiras (incluindo uma breve aparição de Neil, ops, Piu Gaiman que rendeu grande repercussão na internet) ganham sua versão impressa através da Balão editorial, que faz...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe