Lançado originalmente em 2009, como parte integrante das comemorações do ano da Astronomia no Brasil, o álbum Ombros de Gigante ganha sua segunda edição – a primeira foi destinada exclusivamente às escolas.

A publicação nos apresenta a história da astronomia, ciência que estuda o universo e seus corpos celestes, por meio dos pensamentos de alguns dos seus principais estudiosos. Dividida em capítulos, a edição começa na Grécia antiga, berço dos primeiros estudiosos do espaço, onde conhecemos algumas teorias de Aristarco e Eratóstenes.

Depois, o leitor é levado para a Áustria da idade média, e conhece um pouco mais da vida e obra de Johannes Kepler. O livro apresenta também as teorias de Isaac Newton e de Galileu Galilei e a perseguição que ele sofreu da igreja católica. Encerrando o material, há um capítulo narrando os principais acontecimentos da astronomia no Brasil.

Ao longo de toda a leitura, percebe-se a nítida intenção da utilização da publicação para seus fins didáticos, uma vez que nenhum capítulo se preocupa em contar uma história, por mais simples que seja, com começo, meio e fim. A obra se utiliza de cortes secos para mostrar as teorias desses grandes estudiosos e que são aplicadas até os dias de hoje.

No final de cada capítulo há um texto explicando um pouco mais sobre os conceitos apresentados e com dicas de exercícios lúdicos para o estudo desses conceitos.

Mesmo assim, algumas explicações acabam não sendo tão acessíveis assim, como seria de se esperar de um material para fins didáticos, mas cumpre seu papel de introduzir o leitor e os alunos no fascinante mundo da astronomia.

Mais uma vez, as histórias em quadrinhos mostram toda a sua diversidade e sua relevância para a sociedade ao tornar acessível assuntos tão complexos e importantes. Claro que a arte de Marlon Tenório contribui muito para isso com seus desenhos cartuns, sua boa narrativa, diagramação arejada e seu grande domínio das expressões físicas.

Para todos aqueles que sempre se sentiram fascinados pelo tema, mas que não entendem muita coisa de física, matemática e cálculos em geral, é uma ótima porta de entrada para o assunto.

Ombros de Gigantes: A História da Astronomia em Quadrinhos
Autores: Annibal Hetem Junior, Jane Gregorio-Hetem & Marlon Tenório
Editora Devir
104 páginas
Data: Dezembro de 2010 (2ª edição)
R$ 29,90

Alexandre Manoelresenha hqbAnnibal Hetem Junior,Astronomia,Devir,HQB,Jane Gregorio-Hetem,Marlon Tenório,Ombros de Gigantes,resenhaLançado originalmente em 2009, como parte integrante das comemorações do ano da Astronomia no Brasil, o álbum Ombros de Gigante ganha sua segunda edição – a primeira foi destinada exclusivamente às escolas. A publicação nos apresenta a história da astronomia, ciência que estuda o universo e seus corpos celestes, por...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe