cachalote_lobismumiaUsando como título o nome de dois clássicos de terror da Universal dos anos 30, Eduardo Belga escreve e desenha “O Lobisomem | A Múmia”, quarto volume da Coleção Franca, do selo Cachalote, de Rafael Coutinho.

Iniciada no ano passado, a Coleção Franca, traz trabalhos de artistas que preferem a experimentação gráfica do que o apelo comercial. “O Lobisomem | A Múmia” traz duas HQs que não são nada fáceis de digerir. Não é fofa, não é autoexplicativa, não tem “moral da história”, não tem a “jornada do herói” e até pode ser questionada se realmente é uma história em quadrinhos.

Para explicar o meu ponto de vista, vamos começar pelo conteúdo, depois pela forma.

belgaEm O Lobisomem um personagem diz “eu gostaria de ser o teu cachorro” não um luluzinho de madame, mas um homem com características caninas. Que aja como um cão, faça sexo como um cão ou uma cadela (lembrei de um filme dos anos 70 “O médico e a irmã monstro” de Roy Ward Baker), que fique doente como um cão, que apanhe como um cão e que morra como um cão.
É uma declaração visceral. Honesta. É Eduardo expondo desejos e sentimentos profundamente íntimos e obscuros.

Chocante? Talvez. Isso vai depender do seu estômago. Inegável é que o texto é corajoso.

A segunda HQ traz o mesmo personagem agora transformado num Dr. Frankstein mambembe, que usando fita crepe, pano, cola e uma página de uma revista feminina, cria uma boneca sexual. Sim, você leu corretamente, a boneca é para fins sexuais. Conviva com isso.

belga3Forte? Apelativo? Desnecessário? CLARO QUE NÃO!

Já expressei em outros textos aqui no Impulso HQ que a grande mágica dos quadrinhos é justamente a possibilidade de você expressar todos os sentimentos, atitudes, vontades e desejos, e que a linguagem das HQs permite que o artista se comunique como e o que quiser, sem necessariamente ter a obrigatoriedade de fazer uma história “fofa” para criança. Mais do que repetido, quadrinhos não é só para crianças.

Falando em linguagem, vamos falar de forma. Nesse quesito Eduardo Belga dá um show à parte. E também não podemos deixar de comentar como o selo Cachalote valoriza as suas publicações apresentando sempre um belo projeto gráfico.

belga9Se o texto é visceral, a arte não deixa nada a desejar. É o belo grotesco. É uma arte rude, marcada pela “sujeira” dos traços e riscos a nanquim. E ao mesmo tempo, Eduardo alivia o campo visual deixando espaços em branco e quase não se utilizando de cenários. Uma arte nada tranquila, e nada parecida com o que se vê por aí nas livrarias.

A arte de Eduardo gera um desconforto, a autoflagelação do personagem, desprovida de vergonha, sendo representada graficamente em grandes quadros por página (e aqui entra a questão se é ou não uma história em quadrinho) fazem o leitor não conseguir desviar o olhar, pelo contrário, Belga escancara sem nenhum pudor gráfico ou estético o quão forte é a sua relação com o texto.

belga31O projeto gráfico, como eu disse anteriormente, merece aplausos. Impresso em papel Pólen 90 gramas, com uma bela folha de guarda que vira um pôster e capa em papel cartão com direito a bonecos destacáveis, a Cachalote deixa clara a sua posição de preferir apresentar um belo produto do que vendê-lo. Ok, sejamos realistas, a obra não é nada comercial e ainda não ter título e nem nome do autor na folha de guarda não facilita a sua identificação nas prateleiras. O leitor que se sentir atraído será pela bela arte de Eduardo que apresenta o seu rosto em decomposição!

Os nossos parceiros da Comix Books Shop que nos forneceram a HQ devem concordar com o que estou dizendo. Mas nada tira o mérito dessa obra corajosa e que de quebra, os nerds podem destacar, cortar e dobrar as capas e montar seu bonequinho do lobisomem e da múmia e deixar na estante.

Diversão e reflexão de primeira.

O Lobisomem | A Múmia
Editora: Cachalote
Autor: Eduardo Belga
Papel Pólen
56 páginas
21 x 29 cm
R$ 28.00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/05/sobrecapa_belga.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/05/sobrecapa_belga-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbA Múmia,cachalote,Eduardo Belga,O LobisomemUsando como título o nome de dois clássicos de terror da Universal dos anos 30, Eduardo Belga escreve e desenha “O Lobisomem | A Múmia”, quarto volume da Coleção Franca, do selo Cachalote, de Rafael Coutinho. Iniciada no ano passado, a Coleção Franca, traz trabalhos de artistas que preferem a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe