cacado_01

Aproveitando as comemorações do centenário da imigração japonesa, em 2008, a editora JBC lançou, aqui e no Japão, esta excelente HQ: O filho da costureira e o catador de batatas, ou, se você preferir, O catador de batatas e o filho da costureira. Um dos projetos mais ousados de editoração que eu já vi na história da HQ nacional.

A ordem do título depende da ordem como você escolher ler o livro. De trás para frente, isto é, na leitura tradicional do oriente, a HQ apresenta a história de Ikemoto; os textos da HQ estão em japonês com tradução ao pé da página em português.

No sentido ocidental de leitura, acompanhamos o dia-a-dia de Isidoro; textos em português com tradução para o japonês. O fim de cada história acontece no meio do livro quando eles se encontram.

A história de Isidoro, o filho da costureira, acompanhamos somente a partir de alguns dias antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses em terras brasileiras.

Mas, já é suficiente para percebermos todos os males que as pessoas – inclusive seu irmão, o fazem passar, simplesmente por ser negro, manco, criança e entregador de encomendas num pequeno armazém de fazenda.

A história de Ikemoto, o catador de batatas, começa mais longe, na verdade, nos é mostrada a partir do momento em que ele embarca no navio Kasato Maru (que trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil em 1908), mas, em flashback, acompanhamos sua vida até um passado mais distante, quando ele era soldado na guerra russo-japonesa, na qual é capturado pelos russos e tido como morto pelo governo japonês.

Ao voltar para casa, muito tempo depois dos conflitos, descobre que sua noiva se casara com outro. Ferido, sem emprego e com o coração partido, Ikemoto vaga pelo Japão na esperança de esquecer seu passado e mudar seu futuro, por isso resolve tentar vida nova no Brasil.

costureira_01

A mudança das histórias é acompanhada pela mudança de traços. Na parte dedicada a Ikemoto, os traços são mais sóbrios e técnicos, talvez como um reflexo da rígida e disciplinada tradição japonesa.

Os traços na história de Isidoro são mais furiosos, com muitas linhas que, para os mais desavisados, parecem meros esboços. Talvez como um retrato da condição incerta dos negros no período que se seguiu à abolição da escravidão.

Não são traços muito comuns de se verem. Parabéns pela JBC que resolveu publicá-los, contribuindo para a variação de estilos na HQ nacional, fugindo dos traços já padronizados de super-heróis, cartuns e até mesmo aqueles inspirados em Daniel Clowes; parabéns também para o artista, pela sua fúria gráfica.

Pelo nome, achei que se tratava de comparações entre o trabalho braçal aqui e no Japão, mas, curiosamente, em nenhum momento aparece alguém exercendo as profissões mencionadas no título.

O que a HQ retrata é a inadequação de dois personagens (povos?), um nativo, mas que ninguém o vê assim e muito menos como um igual; e outro que teve de sair de sua terra longínqua e foi enganado com promessas de riquezas. Fala das pessoas que não se sentem parte de determinado lugar, que sabem que o potencial que têm não é usado, que decidem se unir em busca de um futuro – e um futuro melhor.

A edição é muito bem cuidada, com um papel amarelado que combina com a história. A tradução funciona bem, principalmente nas cenas em que os negros se encontram com os japoneses, visualmente é possível notar que ninguém entende nada do que os outros falam.

Parabéns à dupla pela iniciativa ousada!

O catador de batatas e o filho da costureira
Autores: Ricardo Giassetti (roteiro) e Bruno D’Angelo (desenhos)
Editora: JBC
Nº de páginas: 112
Data: 2º semestre de 2008
R$ 24,90

Alexandre Manoelresenha hqbBruno D’Angelo,Daniel Clowes,HQB,Ikemoto,Isidoro,japão,JBC,O Catador de Batatas e o Filho da Costureira,resenha,Ricardo GiassettiAproveitando as comemorações do centenário da imigração japonesa, em 2008, a editora JBC lançou, aqui e no Japão, esta excelente HQ: O filho da costureira e o catador de batatas, ou, se você preferir, O catador de batatas e o filho da costureira. Um dos projetos mais ousados de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe