O-Azul-Indiferente-do-CéuLançada originalmente pela editora Marca de Fantasia, “O Azul Indiferente do Céu” do paraibano Shiko é uma daquelas obras que já nascem com a marca de clássico das HQs nacionais. O autor que já está no mercado de quadrinhos desde os anos noventa, agora está em seu auge, depois da sua participação no projeto Graphic MSP com o álbum Piteco – Ingá. Não é de se espantar que em 2015, “O Azul Indiferente do Céu” ganhou uma nova edição pela Editora Mino.

Na graphic novel, Shiko mostra por meio de ficção os fatos que antecederam o assassinato do ativista colombiano, médico, ensaísta, político e especialista em Saúde Pública, Héctor Abad Gómez, assassinado em 1987. A curta HQ apresenta a história real de um homem contra o cartel de drogas na Colômbia e a tensão política de uma América Latina mergulhada em conflitos.

Assim como Héctor Abad Gómez, a HQ assume sim uma postura de denúncia. Uma frase que aparece no meio dessa narrativa gráfica é o final do último texto escrito por Héctor Abad Gomez em 1987: “El Facismo por más que quisiéramos, no há desaparecido de la faz de la tierra.” Vale para qualquer canto desse mundo.

O-Azul-Indiferente-do-Céu-1No Brasil funcionários que descobriram fazendeiros que usavam mão de obra escrava são mortos por pistoleiros, na Europa refugiados de guerra são espancados ou mortos, em Israel, fanáticos religiosos queimam vivos uma família de palestinos, ainda na Europa mais fanáticos matam centenas de pessoas em nome de um nebuloso ideal.

Shiko conta um fato ocorrido na Colômbia em fins de 1987, mas poderia ter acontecido ao lado de sua casa. Situações que estão longe de acabar, afinal quanto vale a vida de um homem?

Um matador de aluguel, a vítima, um fotógrafo, o disparo do tiro e da maquina, a corrida por ruas desertas, o filme é entregue em segurança, mas estarão mesmo seguros os que querem denunciar essa situação?

O-Azul-Indiferente-do-Céu-3Shiko teve a ideia para a HQ a partir de um poema de Jorge Luiz Borges, encontrado com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Colômbia, vítima de um artigo que publicou para o jornal El Mundo, denunciando a morte de um homem pelo tráfico. Com apenas imagens em preto e branco e uma bela composição narrativa, o quadrinhista economizou nas palavras e balões para levar ao leitor uma sequência rápida e uma denúncia certeira. Essa HQ que, que com certeza vai se tornar um item na coleção de vários admiradores do bom quadrinho, chegou à redação do Impulso HQ graças aos nossos parceiros da Comix Book Shop.

Na virada do século, um livro de Umberto Eco me chamou a atenção. Em “Cinco Escritos Morais” um dos textos falava sobre o “Urfascismo” ou o Fascismo Eterno, sempre presente representado por grupos organizados ou em pequenas ações do dia a dia das pessoas.

Abaixo, deixo o poema de Borges que inspirou Shiko para fazer essa bela HQ:

Já somos a ausência que seremos.
O pó elemental que nos ignora
e que foi o Adão vermelho e que é agora
todos os homens e os que seremos.
Já somos no túmulo as duas datas
do princípio e o fim, a caixa,
a obscena putrefação e a mortalha,
os ritos da morte e as endechas.
Não sou o insensato que se aferra
ao mágico som de seu nome
penso com esperança naquele homem
que não saberá quem fui sobre a terra.
Sob o indiferente azul do céu,
esta meditação é um consolo.

Recomendo a leitura do aqui citado texto de Umberto Eco e o documentário “O Fascismo de todos os dias” de Mikhail Romm lançado há pouco no Brasil e mais, recomendo a leitura de todas as obras lançadas pela Editora Mino, a inteligência a serviço dos quadrinhos.

Azul Indiferente do Céu
Editora Mino
Autor: Shiko
Acabamento: Brochura
17 x 27 cm
72 páginas
R$ 32,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/01/O-Azul-Indiferente-do-Céu-5.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/01/O-Azul-Indiferente-do-Céu-5-300x300.jpgFloreal Andraderesenha hqbHéctor Abad Gómez,Mino,O Azul Indiferente do Céu,ShikoLançada originalmente pela editora Marca de Fantasia, “O Azul Indiferente do Céu” do paraibano Shiko é uma daquelas obras que já nascem com a marca de clássico das HQs nacionais. O autor que já está no mercado de quadrinhos desde os anos noventa, agora está em seu auge, depois...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe