O Astronauta – ou livre associação de um homem no espaço – é um projeto diferente do que se costuma ver por ai. A começar pelo seu processo de criação: um texto de Lourenço Mutarelli serviu de base para uma seção de fotografias, a cargo de Flávio Moraes, que serviu de base para os desenhos de Fernando Saiki e Olavo Costa – o que, no final das contas, torna o álbum uma versão moderna para as fotonovelas (mas sem aquela “rigidez”, sátira ou sacanagem tradicional desse estilo).

O texto quase todo contido em legendas, é exatamente o que sugere o título: uma porção de associações aleatórias que Mutarelli divaga a partir do tema astronauta e a questionável chegada do homem à lua.

À partir desse ponto, de maneira extremamente subjetiva, o autor vai linkando um tema com outro, assuntos de natureza bem diversa – como aquelas viagens de pensamentos sucessivos que a gente tem quando deixa a imaginação correr solta – como a cachorra Laika, IBM, Goethe e Stanley Kubrick, que refletem seus gostos, influências, memórias de infância e sua erudição.

Os desenhos, por sua vez, fruto de uma seção de fotos na casa de Mutarelli, apresentam sua própria cadeia de associações voltada ao espaço, mas um espaço cotidiano, mais simples e próximo às pessoas, que forma uma narrativa paralela ao texto e também apresenta uma outra gama de influências do autor.

Texto e arte trabalhando juntos, embora em narrações paralelas, forma uma cadeia de associações na mente do leitor – que vai se manifestar de modo diferente em cada pessoa, o que enriquece ainda mais a “viagem” proposta pelo trabalho.

A edição esta bem competente, pois soube valorizar a arte, com todos os seus detalhes, com um formato grande (23 x 31 cm), impressão e papel de qualidades e um projeto gráfico (com fontes e folhas de guarda) que valoriza o clima proposto pela obra.

Vale destacar que, por não narrar uma história tradicional (com começo, meio e fim) é possível que o álbum não agrade a muitas pessoas – na verdade nem sei se chega a ser uma história. Mas a presença de um trabalho com essa proposta nas prateleiras dedicadas aos quadrinhos indica que o mercado nacional esta crescendo, se diversificando e, cada vez mais, buscando novas propostas.

O astronauta – ou livre associação de um homem no espaço
Autores: Fernando Saiki, Flavio Moraes, Lourenço Mutarelli e Olavo Costa
Editora: Zarabatana
52 páginas
Data: Agosto de 2010
RS 33,00

Alexandre Manoelresenha hqbFernando Saiki,Flavio Moraes,HQB,Lourenço Mutarelli,O astronauta,Olavo Costa,resenha,ZarabatanaO Astronauta – ou livre associação de um homem no espaço – é um projeto diferente do que se costuma ver por ai. A começar pelo seu processo de criação: um texto de Lourenço Mutarelli serviu de base para uma seção de fotografias, a cargo de Flávio Moraes, que...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe