nfl_comics

Eis que, finalmente, a revista NFL Comics chega às mãos de seus leitores! A versão em quadrinhos do NFL zine (veículo independente voltado principalmente para a música) já era aguardada pelo público desde o primeiro semestre de 2008, mas só agora pode ser apreciada pelos fãs – de quadrinhos e de heavy metal.

A revista é composta de duas HQs. A primeira, “…Os Voivods”, de Hamilton Tadeu, como o nome sugere, é baseada nos conceitos dos álbuns da banda canadense de mesmo nome (mas sem o “s” no final).

Basicamente, trata de um povo guerreiro que deixa um rastro de destruição e morte por onde passa.

A HQ escorrega em algumas passagens do texto, principalmente em certos diálogos muito explicativos e, por isso, pouco naturais. Às vezes, até parecem textos de legendas, tamanha explicação que carregam.

Em uma ou outra ocasião, os textos têm o desagradável erro de antecipar, ou mesmo substituir, alguns fatos que deveriam ser mostrados pelos desenhos, como na página 11 onde o personagem Kronoz cresce de tamanho e só percebemos isso porque outro personagem comenta o fato.

Por ser uma história sobre bárbaros, senti falta de mais pancadaria e sangue nas páginas. O físico dos personagens poderia ser mais exagerado também.

Uma dica para a continuação da história: evitar desenhar os voivods (o nome do povo guerreiro) em poses com as pernas juntas e nem, quando for representá-los andando, com as pernas cruzadas. Ficam posições estranhas para um povo guerreiro.

Fora isso, são desenhos competentes e para as próximas edições sugiro que abuse das páginas duplas nas cenas de combate.

Os pontos altos da história ficam com o clima que o roteiro cria na primeira página para apresentar os bárbaros; na inusitada, mas muito bem encaixada, participação da banda Krisiun; em algumas referências ao universo do heavy metal como nomes de personagens e desenhos baseados em capas de CDs (até mesmo o traço meio duro – somente o traço e não as cores – da HQ lembra as capas de CDs das bandas de Thrash Metal do início dos anos 1980, estilo e período da banda homenageada) e, principalmente na ótima adaptação que fez, sem revelar de forma forçada a estrutura das letras na qual a HQ se baseia.

Qualidade que se repete na outra HQ da revista, “Eles” (roteiro: Hamilton Tadeu, desenhos: Laudo Ferreira Jr., cores: Omar Viñole), baseada no conceito do álbum “Them”, de King Diamond. É uma HQ mais completa que a primeira, com uma diagramação menos rígida e as cores mais sombrias.

Até os desenhos, em estilo cartum, funcionam, já que a história é contada do ponto de vista de um menino. A trama é sobre uma anciã que gosta de beber chá com seus amigos fantasmas. Como se trata de King Diamond, o fator sórdido está no ingrediente principal da bebida: sangue.

Ótima adaptação!

Há, ainda, uma propaganda em forma de HQ, desenhada por Bira, que ficou bem feita e não destoa em nada do conteúdo da revista, algo não muito comum em se tratando de propagandas.

Ter escolhido duas histórias de gêneros diferentes foi uma medida acertada porque contribui para a variação da revista, respeitando a variedade de leitores, de estilos dentro do rock e de bandas.

Esse universo pode fornecer inspiração inesgotável para a revista. Mal posso esperar para ver o que Hamilton, que também é o editor, prepara para o próximo número!

Em tempo: a relação rock’n’roll e quadrinhos já rendeu bons resultados como esta NFL comics, a revista N’Roll, Power Trio, Matanza comics  etc.(somente para citar revistas nacionais recentes) e há tempos já merece um estudo acadêmico aprofundado.

NFL comics
Autores: Hamilton Tadeu (roteiro, desenho e cores), Laudo Jr. (desenhos), Omar Viñole (cores)
Revista Independente
Nº de páginas: 36
Data: Janeiro de 2009
R$ 3,50
Contato: [email protected]

Alexandre Manoelresenha hqbHamilton Tadeu,Heavy Metal,HQB,Laudo Jr.,NFL Comics,NFL Zine,Omar Viñole,Os Voivods,resenhaEis que, finalmente, a revista NFL Comics chega às mãos de seus leitores! A versão em quadrinhos do NFL zine (veículo independente voltado principalmente para a música) já era aguardada pelo público desde o primeiro semestre de 2008, mas só agora pode ser apreciada pelos fãs – de quadrinhos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe