Muchacha, de Laerte, reúne uma série de tiras publicadas originalmente na Folha de São Paulo.

A trama gira em torno dos responsáveis na produção de um programa de aventura televisivo dos anos 1950, chamado Capitão Tigre, que precisam de rumos a suas vidas depois que o programa perdeu o patrocínio e foi substituído por um desenho animado comunista chamado O Morcego Frederico.

Cenas dos episódios do seriado vão se misturando com cenas do desenho animado, que vão se misturando com cenas do cotidiano dos atores, que vão se misturando com cenas do cotidiano de outros personagens numa narrativa extremamente fragmentada.

Para misturar ainda mais a trama, Laerte insere no meio disso tudo um personagem que veio dos anos 2000, chamado Professor Século.
No fim da edição há uma HQ “merchandising” do Capitão Tigre, desenhada por Rafael Coutinho, que integra esse pandemônio de narrativas que se cruzam diversas vezes, ou não.

A grande maioria das tiras está disposta num quadrado dividido em quatro quadros, mas há também tiras na forma mais tradicional que conhecemos de 3 quadros por fileira. Importante que se diga que o humor não necessariamente é o foco de muitas dessas tiras – a maioria é feita para dar prosseguimento á história.

Além de mostrar toda sua competência e organização para se contar uma trama com tamanho grau de fragmentação, Laerte presta homenagens a esses saudosos programas de televisão e também à história dos quadrinhos, ao resgatar um gênero (as tiras de aventura) – ainda que reformulado – muito tradicional nos primórdios da HQ e hoje em dia praticamente esquecido.

Muchacha
Autor: Laerte
Editora: Quadrinhos na Cia.
96 páginas
Data: Outubro de 2010
RS 29,00

Alexandre Manoelresenha hqbHQB,Laerte,Muchacha,Quadrinhos na Cia,resenhaMuchacha, de Laerte, reúne uma série de tiras publicadas originalmente na Folha de São Paulo. A trama gira em torno dos responsáveis na produção de um programa de aventura televisivo dos anos 1950, chamado Capitão Tigre, que precisam de rumos a suas vidas depois que o programa perdeu o patrocínio...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe