A terceira, e última, parte do premiado projeto que homenageia Mauricio de Sousa apresenta muitos altos e baixos.

Diferentemente do segundo volume, aqui estão presentes aquelas histórias que servem “apenas” para render homenagens ao criador da Turma da Mônica – que, embora seja uma atitude louvável e merecedora, tira um pouco do sabor da leitura, uma vez que nós leitores aguardamos histórias com abordagens e conteúdos diferentes, dentro do traço e do gênero de cada autor convidado. Como, por exemplo, a HQ de Ed Benes, na qual o autor cearense explora toda a sensualidade de seu traço numa história com a turma jovem na praia, ou a HQ de Klévisson Viana para o Chico Bento, feita nos moldes da literatura de cordel. Dois dos melhores trabalhos da edição.

Este número retrata menos personagens de Mauricio do que a edição anterior. Em compensação, apresenta uma maior mistura entre personagens que, tradicionalmente, não contracenam juntos, como Chico Bento & Astronauta, Tina & Horácio, Capitão Feio & Turma da Mata, apenas para citar três exemplos.

Dentre todas essas misturas, destaque para a HQ de W. Lene Chaves, que consegue incluir quase todos os universos e turmas de Mauricio, incluindo Os Sousa, personagens cujas histórias deixaram de circular em 1989.

Mas o mérito do projeto continua intacto e inalterado: reunir diversos autores, de ambos os sexos, de diversas idades, diversas regiões do país e vindos de diversas áreas das artes gráficas e visuais: ilustração, animação, design gráfico, concept, os próprios quadrinhos, evidentemente, etc.

Como toda publicação Mix, cada pessoa vai destacar histórias diferentes, baseadas em seus gostos pessoais, e esse é o grande barato dessas publicações. De minha parte, destaco a diagramação ousada de Lederly Mendonça, numa HQ da Turma do Penadinho.

A divertida HQ de Samanta Flôor, na qual os desenhos distorcidos que o Cebolinha faz da Mônica nos muros do bairro do Limoeiro ganham as galerias de arte.

A luta do Xaveco para ter a sua própria revista solo, na HQ de Pablo Carranza.

A HQ de Daniel HDR que, embora curta demais, é uma das poucas que fogem do humor ou da melancolia, ao apresentar uma história de suspense envolvendo a Turma da Tina, o Louco e o Penadinho.

A divertida HQ de Luciano Irrthum, na qual o Cascão sai pela rua distribuindo autógrafos para as latas de lixo.

E a HQ de David Calil na qual a turminha joga um RPG da Turma da Mata. História bem diferente e, por isso, bem interessante.

Pryscila Vieira e Luke Ross acabam se destacando mais por apresentarem trabalhos que fogem completamente do que estamos acostumados a ver deles, ela pela temática, ele pelo traço – mas ambos nos brindam com tiras (ela) ou HQ (ele) bem divertidas.

Mas, sem dúvida nenhuma, o destaque maior vai para “A goiabeira de Nhô Lau”, na qual Tiago Elcerdo revela o motivo que faz Nhô Lau ser tão severo quando qualquer um tenta roubar uma de suas preciosas goiabas.

Findada a leitura, resta-nos a certeza de que esse projeto renderia ainda bons frutos, me vem à mente, facilmente, mais 50 nomes que ficaram de fora da homenagem e que, certamente, criariam boas histórias com a turma mais famosa do Brasil. Mas, a visão empresarial aguçada de Maurício de Sousa, já revelou os próximos passos relacionados com os mais talentosos autores nacionais – como HQs mais longas e autorais.

Resta-nos aguardar que esses projetos sejam publicados o quanto antes.

MSP novos 50
Autores: Adão Iturrusgarai, Aluir Amancio, Alves, Amorim, Ana Koehler, Bernardo Aurélio, Carlos Ruas, Celso Menezes, Daniel Bueno, Daniel HDR, Danilo Brandão, Davi Calil, Ed Benes, Eduardo Francisco, Estevão Ribeiro, Felipe Massafera, Galvão, George Schall, Hector Lima, Jaum, João Montanaro, Klévisson Viana, Lederly Mendonça, Leo Finocchi, Luciano Irrthum, Luis Ernesto de Morais, Luke Roos, Lupe, Marcelo Cassaro, Marcio Coelho, Maurenilson, Mike Deodato Jr., Orlando, Paulo Visgueiro, Pablo Carranza, Pryscila Vieira, Rael Lyra, Rezende, Roberta Pares, Rogério Coelho, Ronaldo Barata, Samanta Flôor, Sam Hart, Samuel Fonseca, Shiko, Tiago Elcerdo, Volney Nazareno, W. Lene Chaves, Watson Portela e Will Leite.
Editora Panini
218 páginas
Data: Setembro de 2011
R$ 59,90 (capa cartonada), R$ 84,00 (capa dura).

Alexandre Manoelresenha hqbAdão Iturrusgarai,Aluir Amâncio,Alves,Amorim,Ana Koehler,Bernardo Aurélio,Carlos Ruas,Celso Menezes,Daniel Bueno,Daniel HDR,Danilo Brandão,Davi Calil,Ed Benes,Editora Panini,Eduardo Francisco,Estevão Ribeiro,Felipe Massafera,Galvão,George Schall,Hector Lima,Jaum,João Montanaro,Klévisson Viana,Lederly Mendonça,Leo Finocchi,Luciano Irrthum,Luis Ernesto de Morais,Luke Roos,Lupe,Marcelo Cassaro,Marcio Coelho,Maurenilson,Mauricio de Sousa,Mike Deodato Jr,MSP novos 50,Orlando,Pablo Carranza,Paulo Visgueiro,Pryscila Vieira,Rael Lyra,Rezende,Roberta Pares,Rogério Coelho,Ronaldo Barata,Sam Hart,Samanta Floor,Samuel Fonseca,Shiko,Tiago Elcerdo,Volney Nazareno,W. Lene Chaves,Watson Portela,Will LeiteA terceira, e última, parte do premiado projeto que homenageia Mauricio de Sousa apresenta muitos altos e baixos. Diferentemente do segundo volume, aqui estão presentes aquelas histórias que servem “apenas” para render homenagens ao criador da Turma da Mônica – que, embora seja uma atitude louvável e merecedora, tira um...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe